Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Apenas 10% das crianças estão vacinadas contra Pólio em Teresina

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite começou dia 5 e segue até o dia 30 de outubro em postos de saúde de todo o país.

26/10/2020 17:32

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina faz um alerta para que pais e responsáveis por crianças menores de 5 anos levem os pequenos para tomar a vacina oral contra a Poliomielite. Até o momento, apenas 10,96% das 49.474 crianças que devem tomar a vacina receberam imunização na capital. A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite começou dia 5 e segue até o dia 30 de outubro em postos de saúde de todo o país.


Leia também: W. Dias defende liberação da vacina feita em parceria com a China 


Foto: Arquivo O Dia

“Temos 68 Unidades Básicas de Saúde vacinando. Levem seus filhos serem imunizados. É importante que a criança receba as doses da vacina pontualmente como consta na caderneta de vacinação”, diz Amariles Borba, diretora de Vigilância em Saúde da FMS.

O esquema vacinal de poliomielite é composto, atualmente, por duas vacinas: a injetável aplicada em três doses aos dois, quatro e seis meses de vida da criança, e a vacina oral aplicada aos 15 meses e aos quatro anos. A medida está de acordo com a orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS) e faz parte do processo de erradicação mundial da pólio.

A Poliomielite, também chamada de pólio ou paralisia infantil, é uma doença contagiosa aguda causada pelo poliovírus, que pode infectar crianças e adultos. Em casos graves, pode levar a paralisias musculares, em geral nos membros inferiores, ou até mesmo à morte. A vacinação é a única forma de prevenção. Não existe tratamento específico para a poliomielite. Todas as pessoas contaminadas devem ser hospitalizadas para receber tratamento de acordo com o quadro clínico.

Fonte: Da Redação
Mais sobre: