Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Após dias de queda, índice de isolamento social volta a crescer em Teresina

Aumento corresponde a 3 pontos percentuais em relação aos demais dias da semana.

14/08/2020 16:10

Segundo dados do monitoramento diário realizado pela startup InLoco, Teresina voltou a registrar aumento no índice de isolamento social nesta quinta-feira (13). O levantamento aponta que este foi o maior percentual da semana, com 41%. Isso corresponde a uma alta de aproximadamente 3 pontos percentuais em relação aos cerca de 39% registrados nos dias anteriores. No ranking nacional das capitais, a cidade ocupou o quarto lugar.

Índice de isolamento social volta a crescer em Teresina. (Foto: Arquivo O Dia)

O monitoramento é feito a partir do georeferenciamento de smartphones. Eles também mostram como ficaram os percentuais de isolamento social nas quatro regiões da cidade. Na quinta-feira, a zona sudeste continuou apresentando o menor índice de isolamento em relação às demais regiões, com apenas 39,43. Já quem mais respeitou as determinações para ficar em casa foi a zona sul, com 41,70%; seguida da zona leste, com 41,33%; da zona centro-norte, com 40,98%.

Quando analisados por bairros, os dados mostram que quem mais respeitou o isolamento social foi a população dos bairros Angélica (60,90%), São João (50,60%), Parque Brasil (50,25%), Ininga (47,53%) e Alegre (47,45%). Na outra ponta da tabela, com os menores índices, aparecem Parque Jacinta (26,90%), Bom Princípio (30,93%), Aroeiras (32,43%), Mafuá (34,10%) e Jacinta Andrade (35,50%).

Os índices têm apresentado uma queda durante a semana devido à retomada gradual de setores do comércio, tanto no centro da cidade quanto nos bairros e nos shoppings da capital. Para minimizar a baixa registrada nos percentuais de isolamento social da semana, a Prefeitura de Teresina tem implementado medidas mais duras nos sábados e domingos, com restrição até mesmo no funcionamento de atividades essenciais.

Isso é importante para diminuir a disseminação do coronavírus na cidade, que continua registrando casos de Covid-19 diariamente. Nas últimas 24 horas, segundo dados da Fundação Muncipal de Saúde, Teresina contabilizou 289 novos casos e seis óbitos causados pela doença.

Por: Nathalia Amaral
Mais sobre: