Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Árvore Penteada é vandalizada e tem raízes cortadas em Luís Correia

As imagens foram divulgadas nessa terça-feira (02) pela prefeitura da cidade, que lamentou o fato

03/03/2021 15:10

A Árvore Penteada, um dos pontos turísticos mais famosos de Luís Correia, no litoral do piauiense, foi vandalizada. O crime ambiental teria ocorrido no último final de semana. Na ação criminosa, as raízes da árvore foram cortadas. As imagens foram divulgadas nessa terça-feira (02) pela prefeitura da cidade, que lamentou o fato.

Foto: Reprodução/ Redes Sociais

A Prefeitura de Luís Correia informou que a denúncia foi encaminhada à gerente municipal do Meio Ambiente, Liliana Souza. Ela, juntamente com a Secretária de Turismo, Marília Passos e o líder comunitário da região, Coré, visitaram o local nessa terça-feira para verificar o impacto da ação e adotar as medidas necessárias.

Foto: Reprodução/ Redes Sociais

O secretário estadual de Turismo, Flávio Nogueira, 0garantiu que acionará as autoridades para apurar o caso.

“Infelizmente, em meio a uma situação crítica que estamos vivenciando devido à pandemia que vem deixando vítimas no Piauí, no Brasil e no mundo, nos deparamos com situações como essa em que nosso patrimônio natural é depredado, é alvo de vandalismo. Uma ação sem propósito algum a não ser destruir. Não podemos permitir que isso aconteça”, destacou.

Foto: Reprodução/ Redes Sociais

A Secretaria Estadual de Turismo também já acionou a Secretaria Estadual do Meio Ambiente para que possa averiguar o caso. “Por se tratar de um crime ambiental, acionamos a Semar para que possa enviar equipes ao local, averiguar os danos e adotar as providências cabíveis”, informou.

No comunicado nas redes sociais, a Prefeitura de Luís Correia disse que vem articulando projetos com o Governo do Estado para trazer maior visibilidade a Árvore Penteada, que é um dos cartões postais da cidade.  

Pena e multa

Quem causar poluição de qualquer natureza que resultem ou possam causar danos à saúde humana, ou que provoquem a mortandade de animais ou a destruição significativa da flora, pode pegar de um a quatro anos de prisão e multa. Se o crime for culposo (sem intenção), a detenção pode variar de seis a um ano além de multa. 

Mais sobre: