Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Cartunista Jota A é premiado em Salão Internacional de Humor de Piracicaba

No trabalho vencedor o artista propõe a paz na Ucrânia mostrando um palhaço dando nós em armas de guerra.

15/04/2022 10:08

O cartunista do jornal O Dia, Jota A, foi o vencedor do 4º Concurso de Cartaz Prefeito Adilson Maluf e sua criação será o cartaz oficial da 49° edição do Salão Internacional de Humor de Piracicaba 2022.  Com o trabalho inédito elaborado especialmente para o concurso, Jota A mostra um palhaço passando e dando nó em armas de guerraUm dos mais tradicionais salões de humor do mundo, o salão de humor de Piracicaba surgiu em 1974, em meio à ditadura militar, como uma iniciativa de um grupo de artistas, jornalistas e intelectuais piracicabanos. 

O cartunista explicou que a sua principal motivação foi propor a paz em meio ao cenário de guerra no leste europeu. “Foi uma alegria imensa ter o meu cartaz escolhido para o 49º Salão Internacional de Humor de Piracicaba. Desde que o concurso pra escolher o cartaz foi criado tento ser o vencedor. No ano passado fiquei entre os 10 melhores. Esse ano estava tão empolgado que enviei 3 sugestões. A ideia do cartaz mostra um palhaço dando um nó nas armas dos soldados de uma guerra. É esse o sonho de todos nós: dá um nó nas armas dessa guerra da Ucrânia, e todas as outras, para que a paz possa reinar!” disse o cartunista.

Jota A é cartunista, jornalista-ilustrador, artista plástico, designer gráfico e xilógrafo. Graduado em Educação Artística pela Universidade Federal do Piauí-UFPI, em 2014. Criador do Salão Medplan de Humor e cartunista do Jornal O Dia desde 1988.

O Concurso de Cartaz é promovido pela Prefeitura de Piracicaba (SP), por meio da Secretaria Municipal da Ação Cultural (Semac) e Centro Nacional de Pesquisa e Divulgação do Humor Gráfico de Piracicaba (CEDHU). O concurso faz parte da programação da 49ª edição do Salão Internacional de Humor de Piracicaba 2022. Em 2023 o evento chega a sua 50ª Edição, pela mostra já passaram grandes expoentes da arte brasileira como Ziraldo, Henfil, Millor, Glauco, Laerte, dentre vários participantes. 

O Cartaz vencedor do concurso Redes Sociais/Divulgação

Mais sobre: