A situação em Parnaíba, no
litoral piauiense, continua caótica devido às fortes chuvas que caem na região
desde a semana passada. Somente nos últimos quatro dias, o acumulado de água na
região já chega a 400 mm, segundo o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas
de Desastres Naturais (Cemaden). Cada milímetro equivale a um litro de água por
metro quadrado.
A quantidade de chuva já é duas vezes maior que o esperado para todo o mês de março e Parnaíba continua sob alerta de mais chuva para os próximos dias, de acordo com as previsões do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). Em toda a cidade, já são 104 famílias desabrigadas, conforme os dados da Defesa Municipal. As regiões mais atingidas são: Fazendinha, Fátima, Rodoviária, Do Carmo, Frei Higino, Alto Santa Maria, Anhanguera, Colônia, São José, Morro da Mariana, Varzantinha, bairro São Leopoldo, José Estevão e Prudente de Morais.
Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros de Parnaíba
A Prefeitura de Parnaíba decretou estado de emergência na sexta-feira passada (22) e disponibilizou cinco abrigos para receber os desabrigados. Pelo menos 20 carros-pipa e 30 bombas fazem o trabalho de drenagem da água acumulada nos principais pontos de alagamento da cidade. O efetivo do Corpo de Bombeiros de Parnaíba recebeu reforço de 20 homens ainda na última semana. São 55 homens trabalhando no resgate às famílias atingidas.
“O nosso problema maior é porque não tem por onde a água escoar, e o volume de chuva foi muito grande, o que formou verdadeiras bacias de água, piscinões, alagando casas e causando uma série de prejuízos. A verdade é que cidade nenhuma está preparada para receber essa quantidade de chuva e nós utilizando de todos os meios para poder chegar a essas pessoas que estão precisando de ajuda: embarcações, viaturas e caminhões-baú”, informou o major Rivelino Moura, comandante do Corpo de Bombeiros do litoral.
Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros de Parnaíba
Para ajudar os desabrigados, a Capitania dos Portos do Piauí iniciou uma campanha de doação de alimentos não perecíveis, água e roupas. O material poderá ser entregue das 6h às 18h na sede da Capitania – Avenida das Nações Unidas, 530, Bairro Do Carmo. Todo o material arrecadado será entregue à Prefeitura e distribuído às famílias. Além disso, a Capitania dos Portos também está dando apoio operacional no resgate dos desabrigados, utilizando duas embarcações e um caminhão.
Por: Maria Clara Estrêla