Esquecer um pouco das tarefas, provas, quadros de horários e uma extensa carga horária e lista de afazeres escolares. As férias escolares representam uma quebra na rotina de acompanhar o período letivo e toda responsabilidade que ele traz consigo. Com mais tempo ocioso, as crianças, pré-adolescentes e jovens podem dedicar-se a atividades lúdicas, hobbies ou, de forma mais frequente, a seus esportes preferidos. Com essa gama de possibilidades, as colônias de férias tornam-se opções cada vez mais procuradas.
Em sua 14ª edição, após seis anos consecutivos, a colônia de férias da Ludiarte consegue atrair pelo acolhimento de crianças desde as faixas etárias de 2 anos e 6 meses até 8 anos. Para os pais que continuam a trabalhar no período em que os filhos entram de férias, as colônias são uma opção que unem segurança e incentivo à diversão das crianças.
“O Enzo já participou outras vezes da colônia e a experiência é muito boa, porque existe um programa de atividades para as crianças nesse período, com atividades, esportes, muita brincadeira, em que elas podem ir mais à vontade e aproveitar o tempo com os amigos da mesma faixa etária”, destaca a mãe.
É o caso de Maria Alencar, que por conta da rotina de trabalho, não consegue ter o tempo livre suficiente exigido pelas férias do filho Enzo Bandeira, de 3 anos. Sendo assim, para ela e para o pequeno, a melhor opção é integrar o filho nas atividades da colônia.
São, realmente, as múltiplas possibilidades de brincadeiras e atividades que visam fortalecer o desenvolvimento dos pequenos em diversas áreas um dos grandes atrativos da colônia.
“No período de férias, elaboramos uma rotina que envolve as atividades recreativas. São brincadeiras, atividades na piscina, resgate de brincadeiras tradicionais, oficina de culinária e atividades artísticas diversas distribuídas ao longo da semana”, explica Liziane Farias, que em conjunto com a irmã Leilane de Sousa, é proprietárias do centro de atividades.
Ter o tempo fracionado entre atividades recreativas dirigidas, oficinas, festas, contação de histórias e filmes é uma forma de tornar o período longe das salas de aula, o mais leve e divertido possível.
O incentivo da sociabilidade também é um dos fatores fundamentais para o sucesso das colônias. “É um fato que a criança aprende muito com interação com outras crianças, serve para a sociabilidade, serve para o conforto emocional. Hoje, a gente não disponibiliza de casas muito grandes, geralmente uma família pequena e a criança que é filha única se sente muito só. Aqui na colônia de férias, além dela estar brincando, fazendo outras atividades, ela está se fortalecendo emocionalmente”, destaca Liziane.
Enquanto a criança aprende, do outro lado, os pais se tranquilizam por garantir a segurança do filho. “Hoje, as colônias também são uma opção porque nós ficamos mais seguros. Saber que seu filho está bem, sendo acolhido, é de fundamental importância para qualquer mãe”, lembra Maria Alencar.
Por conta disso, Leilane afirma que a busca da instituição sempre segue na procura pelo atendimento de qualidade. “Conseguir estabelecer confiança entre a instituição e os pais é um grande trunfo do nosso trabalho. As crianças que chegam até a colônia são organizadas em grupos de acordo com a faixa etária. Sempre estamos priorizando a qualidade que a quantidade”, finaliza.
Por: Glenda Uchôa - O DIA