Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Com estruturas mofadas e profissionais não capacitados, Conselho suspende UBSs no Piauí

Após fiscalização realizada pelo Conselho Regional de Odontologia do Piauí, foram encontrados consultórios com diversas irregularidades nos municípios de Corrente, Cristalândia e Monte Alegre.

28/02/2023 15:16

Após fiscalizações realizadas pelo Conselho Regional de Odontologia do Piauí (CRO-PI)  em municípios do sul do Estado entre os dias 13 e 17 de fevereiro, três Unidades Básicas de Saúde (UBS) tiveram suas atividades suspensas após a constatação de irregularidades. Ao todo, foram 29 UBS e um Centro de Especialidades Odontológicas vistoriadas. As três unidades suspensas estão localizadas nos municípios de Corrente, Cristalândia e Monte Alegre. 

 Conselho Regional de Odontologia do Piauí suspende atividades de unidades de saúde no Sul do Piauí (Foto: Divulgação)

Entre as irregularidades encontradas destacam-se a deterioração dos consultórios, com mofo, ferrugem; além de auxiliares de saúde bucal (ASB) sem qualificação para a função, assim como ASB com qualificação, mas sem inscrição junto ao CRO. 

Imagens divulgadas pelo CRO-PI demonstram deterioração dos consultórios que tiveram suas atividades suspensas (Foto: Divulgação/CRO-PI)

Em Corrente e Monte Alegre, foram identificadas pessoas trabalhando em UBSs sem a necessária capacitação profissional e/ou sem a devida inscrição no conselho. Cabe ressaltar que tal contexto caracteriza exercício ilegal da profissão. Para o CRO-PI, a conivência dos gestores públicos com a situação é um fato gravíssimo e requer a devida apuração dos órgãos externos de fiscalização.

Em todo o Piauí, fiscalizações como essa irão continuar ocorrendo a fim de fiscalizar se as adequações anteriormente solicitadas pelo Conselho Regional de Odontologia do Piauí sejam cumpridas. 

Fonte: Com informações do CRO-PI
Edição: Ithyara Borges
Mais sobre: