Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Concurso Unificado: mais de 39 mil piauienses são inscritos

No Piauí, há vagas abertas para exercício na capital e em outras regiões do estado.

06/02/2024 às 14h24

Mais de 39 mil piauienses já se inscreveram no Concurso Nacional Unificado, conhecido como o “Enem dos Concursos”. No Piauí, há vagas abertas para exercício na capital e em outras regiões do estado. As provas serão aplicadas em sete municípios: Bom Jesus, Corrente, Floriano, Parnaíba, Picos, São Raimundo Nonato e Teresina.

Mais de 39 mil piauienses já se inscreveram no Concurso Nacional Unificado - (Assis Fernandes/ODIA) Assis Fernandes/ODIA
Mais de 39 mil piauienses já se inscreveram no Concurso Nacional Unificado

Os cargos disponíveis para o Piauí são: Analista de Planejamento, Gestão e Infraestrutura em Informações Geográficas e Estatísticas; Tecnologista em Informações Geográficas e Estatísticas; e Técnico em Informações Geográficas e Estatísticas (para atuar no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE).

Ao todo, quase 1,5 milhão de pessoas já se inscreveram no concurso. As inscrições custam R$90 para os cargos de nível Superior e R$60 para o bloco de cargos de nível Médio, seguem até o dia 9 de fevereiro e as provas serão aplicadas no dia 5 de maio. 

"Sabemos que existe uma corrida na primeira e na última semana. Na primeira semana, atingimos um milhão de inscritos, embora esta semana tenha sido um pouco mais lenta como o esperado, imaginamos que na próxima semana o ritmo acelerará novamente", disse a ministra Esther Dweck, em entrevista a uma rádio na última quinta-feira (1°).

A ministra alerta que os candidatos fiquem atentos à confirmação das inscrições, que só ocorre mediante ao pagamento da taxa. "A inscrição final depende do pagamento das inscrições, então faço esse alerta ao pessoal que já se inscreveu e não pagou", orientou.

Ministra Esther Dweck - (Geraldo Magela/Agência Senado) Geraldo Magela/Agência Senado
Ministra Esther Dweck

Em todo o Brasil, estão sendo ofertadas 6.640 vagas, que abrangem todas as cidades, incluindo as do interior dos estados. De acordo com o Ministério da Gestão, o Concurso Nacional Unificado é um modelo inovador de seleção de servidores públicos. O novo modelo consiste na realização conjunta de concursos públicos para o provimento de cargos públicos efetivos no âmbito dos órgãos e das entidades da Administração Pública Federal.

Como se inscrever

Para se inscrever, o candidato deve acessar a página do gov.br. Em seguida, é necessário fazer o login e seguir as orientações indicadas. No momento da inscrição, o candidato faz a escolha pelas carreiras, que estarão divididas em oito blocos temáticos. Cada bloco reúne as carreiras que possuem semelhanças entre si.

 

O CPNU permitirá a inscrição para a disputa por vagas para mais de um cargo, desde que dentro do mesmo bloco temático. Uma das vantagens é que o candidato pagará uma taxa de inscrição única. Ao concorrer a mais de um cargo, o candidato deverá classificar as vagas de interesse por ordem de preferência para definir a prioridade em uma possível chamada, baseada na nota alcançada.