Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

CoronaVac: Piauí recebe mais 11 mil doses da vacina nesta segunda (25)

Com essa remessa, o Estado irá totalizar 96 mil doses de vacinas contra a covid-19 recebidas do Ministério da Saúde.

25/01/2021 09:47

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) confirmou que o Piauí deve receber mais 11 mil doses da vacina CoronaVac, desenvolvida em parceria entre a farmacêutica chinesa Sinovac e o Instituto Butantan, às 16h50 desta segunda-feira (25). Com essa remessa, o Estado irá totalizar 96 mil doses de vacinas contra a covid-19 recebidas do Ministério da Saúde.

Foto: Governo de São Paulo

As 11 mil doses de CoronaVac fazem parte do segundo lote aprovado pela Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para uso emergencial. "O Brasil começa a dar o pontapé inicial para a fabricação de doses em solo nacional. Isso é muito importante para a ciência mundial e para a ciência brasileira", destaca o superintendente de Atenção Primária à Saúde e Municípios da Sesapi, Herlon Guimarães.

"Precisamos vacinar nossos profissionais para que tenhamos esses profissionais aptos a continuarem na linha de frente, a atenderem as pessoas que precisam, principalmente na forma mais grave da doença, isso é de extrema importância para que nós não tenhamos um colapso no nosso sistema, não só a nível de leitos, mas também a nível de recursos humanos", frisou.

Nesse domingo (24), 24 mil doses da vacina da Universidade de Oxford/Astrazeneca, com origem na Índia, foram recebidas no Piauí. A distribuição desse imunizante deve ser feita ainda hoje aos municípios do interior do estado.

De acordo com a Sesapi, até o momento, 25.879 doses de vacina contra covid-19 foram distribuídas e 13.113 foram aplicadas em todo o estado. Vale lembrar que, nessa primeira etapa, deve ser imunizado apenas o grupo prioritário, que inclui os trabalhadores da saúde, pessoas idosas residentes em instituições de longa permanência (institucionalizadas), pessoas maiores de 18 anos com deficiência que estão em residências inclusivas (institucionalizadas) e indígenas vivendo em terras indígenas.



Mais sobre: