O Comitê de Operações Emergenciais (COE) do Governo do Piauí se reuniu nesse sábado (20) após a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) constatar alta da taxa de ocupação de leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) exclusivos para o tratamento da Covid-19 nos hospitais da capital e do interior do estado.
Leia também: Gilberto Albuquerque acredita em novo pico da Covid-19 em Teresina
Governo do Piauí prorroga decreto e autoriza música ao vivo
O Boletim Epidemiológico da Sesapi aponta que há hospitais com mais de 80% de leitos ocupados. As unidades começaram a emitir comunicados alertando para as poucas UTI´s disponíveis, como o Hospital Chagas Rodrigues, em Piripiri. A alta é observada ainda em leitos de estabilização e enfermarias, como o Hospital Regional de Campo Maior.
Foto: Ccom
Em nota oficial, o COE apontou preocupação com a situação dos municípios de Teresina, Parnaíba, Floriano e Piripiri. O documento alerta a população para a cumprimento das medidas de proteção contra o novo coronavírus para evitar o colapso do sistema de saúde do Piauí.
Leia nota do COE
A equipe do Centro de Operações Emergenciais (COE) esteve reunião neste sábado (20) e avaliou que a ocupação de leitos na região de Teresina, Parnaíba, Floriano e Piripiri já ultrapassa 80%. Com isso, o COE recomenda reforço nos cuidados com a higienização e distanciamento.
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), está trabalhando na ampliação de leitos, porém esta é uma medida que exige tempo e profissionais disponíveis. Portanto, a colaboração da população é fundamental neste momento para evitar o colapso da Rede Estadual de Saúde.
O momento é de alerta, por isso é necessário manter os cuidados para evitar a propagação da Covid-19. Evite sair de casa, mas se precisar sair, use máscara. Lave as mãos com frequência, usando água e sabão ou álcool em gel.