Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Decreto restringe funcionamento do comércio e suspende carnaval no Piauí

As medidas já começam a valer a partir da próxima sexta-feira, 29 de janeiro, e devem seguir até o final do mês de fevereiro

26/01/2021 14:51

Atualizado às 19h40

O governador do Piauí, Wellington Dias (PT), assinou no início da noite desta terça-feira (26) novo decreto com medidas mais rígidas para conter a transmissão da Covid-19. Entre as medidas está o funcionamento do comércio até às 17h, dos shopping centers das 12h às 21h e bares e restaurantes podem funcionar até às  23h, com proibições de shows, música ao vivo e som ambiente. Além disso, o decreto suspende eventos carnavalescos no Estado. As medidas foram tomadas em virtude do aumento de casos e mortes da doença nas últimas semanas.

Ainda segundo o documento, ficarão suspensas as atividades que envolvam aglomeração, eventos culturais, atividades esportivas e sociais, bem como o funcionamento de boates, casas de shows e quaisquer tipos de estabelecimentos que promovam atividades festivas, em espaço público ou privado, em ambiente fechado ou aberto, com ou sem venda de ingresso. As medidas seguem até o dia 21 de fevereiro. 

Confira o decreto na íntegra .



Matéria original 


Um novo decreto que será publicado pelo governo do estado ainda nesta terça-feira (26) irá restringir o horário de funcionamento do comércio no Piauí. A medida leva em consideração a orientação do Comitê de Operações Emergenciais (COE) para o aumento de casos da Covid-19 e o crescimento da taxa de ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) . 

Foto: Jailson Soares / O Dia

O Portal O Dia apurou que o documento autoriza o funcionamento do comércio até às 14h. Os shoppings também sofrerão restrições no horário, enquanto bares e restaurantes serão proibidos de promoverem apresentações musicais. O decreto terá ainda medidas restritivas específicas para os finais de semana.


Leia também: Vacinação no Piauí: 40 cidades já zeraram o estoque de vacinas da Coronavac 


As medidas já começam a valer a partir da próxima sexta-feira, 29 de janeiro, e devem seguir até o final do mês de fevereiro. O decreto proíbe ainda a realização de eventos carnavalescos em todo o estado.

Segunda onda

O Piauí apresenta um crescimento da disseminação do novo coronavírus. O COE prevê que a segunda onda da pandemia deve iniciar nesse final de mês e atingir seu pico em março, apesar da Campanha de Imunização iniciada na semana passada.  

Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), Teresina tem apenas 11 leitos de UTIs disponíveis na rede pública. Já na rede privada, os oito hospitais com leitos para a Covid-19 estão locação acima de 87%. 

Mais sobre: