Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Covid-19: Parnaíba ultrapassa Teresina na taxa de incidência do vírus

Com menos habitantes que a capital e uma maior incidência do coronavírus entre sua população, a cidade tende registrar uma disseminação mais rápida do coronavírus.

19/06/2020 09:10

O Piauí ultrapassou os 12 mil contaminados por covid-19 nesta sexta-feira (19), segundo o boletim epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde, a Sesapi. São 12.567 casos confirmados da doença com 435 óbitos. Mas uma região que inspira mais preocupação por parte do poder público é o litoral piauiense.

Leia também: Penitenciária de Parnaíba: 26 detentos testam positivo para Covid-19 

É que nesta sexta, a cidade de Parnaíba ultrapassou Teresina na taxa de incidência do coronavírus. Até então, a capital piauiense aparecia como o município com a quantidade mais alta de casos de covid-19 a cada grupo de 100 mil habitantes. Hoje, este posto é de Parnaíba. Os números mostram: Teresina registra um total de 5.327 pessoas contaminadas com covid e uma incidência de 60,55 casos a cada 100 mil habitantes. Parnaíba, por sua vez, tem 1.619 casos da doença e uma taxa de incidência de 105,76.

Leia também: Parnaíba: Hospital bate recorde de pacientes curados da Covid-19 em um dia 

O contingente populacional das duas cidades é o que causa mais preocupação nas autoridades: é que Teresina possui, de acordo com o IBGE, uma população de 814.230 habitantes com uma densidade demográfica de 584,9 pessoas por quilômetro quadrado. Parnaíba, por sua vez, concentra uma população de 145.705 habitantes com densidade de 334,51 pessoas por quilômetro quadrado. Com uma taxa de incidência do coronavírus mais alta e uma população menor, a cidade do litoral piauiense apresenta mais condições de ter a maioria de sua população contaminada em um tempo menor.


Parnaíba ultrapassa Teresina na taxa de incidência do vírus - Foto: Reprodução

A disseminação da covid-19 acontecendo de forma mais rápida em Parnaíba levanta um outro debate: acerca da capacidade de atendimento da cidade durante esta pandemia. O Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA), por exemplo, está com 80% de seus leitos de UTI para pacientes covid ocupado. Dos 25 leitos disponíveis na unidade, 20 estão sendo usados. Para leitos clínicos, a ocupação é de 63,3%.

Além do HEDA, Parnaíba possui ainda um hospital de campanha que foi inaugurado no mês passado com 30 leitos para pacientes covid, sendo 10 deles de UTI.

Parnaíba vem descumprindo decisão da justiça de manter o comércio fechado

A despeito da alta taxa de incidência de covid-19 entre seus habitantes, Parnaíba vem em um embate judicial para manter o comércio da cidade aberto mesmo durante a pandemia do novo coronavírus. Nesta quinta-feira (18), o prefeito Mão Santa (DEM) foi multado em R$ 75 mil pela reabertura do comércio sem autorização.


O prefeito Mão Santa foi multado por descumprir decisão judicial sobre o fechamento do comércio emParnaíba - Foto: O Dia

É que a justiça já havia suspendido o decreto municipal que autorizava as atividades comerciais de Parnaíba a retornarem. O documento havia sido assinado pelo prefeito Mão Santa. A suspensão da reabertura dura pelo prazo de 15 dias e a multa deveria ser aplicada em caso de descumprimento, o que aconteceu no dia de ontem.

É importante ressaltar que até o Governo do Piauí decidiu rever a retomada gradual das atividades econômicas em decorrência do aumento na contaminação pelo coronavírus ao longo das últimas duas semanas no Estado. Só nas últimas 24 horas, o Piauí confirmou mais 468 casos de covid-19 e registrou mais 19 óbitos.

Por: Maria Clara Estrêla
Mais sobre: