Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Covid-19: Piauí reduz em 87% o número de pacientes na fila de espera por leitos

No dia 28 de março, 238 pessoas esperavam por uma vaga, nesta terça-feira, 27 de abril, 30 pacientes estão aguardando um leito.

27/04/2021 12:45

O Piauí conseguiu reduzir, em um mês, o número de pacientes na fila de espera por leitos Covid-19, em 87,39%. Segundo informações da Central de Regulação da Secretária de Estado da Saúde (Sesapi), no dia 28 de março, 238 pessoas esperavam por uma vaga no sistema de saúde piauiense, enquanto nesta terça-feira, 27 de abril, 30 pacientes estão aguardando um leito. 


Leia também: Piauí ultrapassa marca de 5 mil mortes por covid-19; 1 mil em um mês


A redução também foi sentida no tempo de permanência na fila, que saiu de 48 horas para 24 horas. “Esse decréscimo de pacientes esperando por uma vaga é resultado das medidas adotadas pelos decretos do Governo do Piauí e do empenho da Sesapi em ampliar os números de leitos para pacientes acometidos com a Covid-19”, destaca o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto. 

Em março 164 pessoas aguardavam um leito de terapia intensiva e 74 por um clínico, hoje 27 pacientes esperam por uma vaga na UTI e três por um leito clínico. “Nossas equipes estão trabalhando incansavelmente para que não haja mais nenhum paciente esperando por um leito, mas sabemos de toda a dificuldade deste momento, principalmente de aquisição de insumos, uma vez que o mundo ainda está enfrentando esta pandemia”, lembra o gestor. 

Para reforçar o atendimento aos acometidos pela Covid-19 a Sesapi aumentou o número de leitos para o tratamento da doença, em janeiro deste ano o estado contava com 568 leitos clínicos, 268 UTIs  e 73 leitos de estabilização. Já no mês abril são 1.165 leitos clínicos, 449 UTIs e 78 leitos de estabilização. 

“Dos leitos existentes na rede de saúde do Piauí para atendimento à Covid-19, há 1.209 ocupados, sendo 753 leitos clínicos, 419 UTIs e 37 em leitos de estabilização. Mas nosso esforço é para que essas internações também possam cair”, destaca o secretário. 

O chefe da pasta da Saúde do Estado alerta à população, que mesmo com essa queda na fila de espera é preciso manter os cuidados com a doença, pois os casos de infecção pelo coronavírus ainda estão altos. 

“Não é porque estamos vacinando, apresentando uma redução na fila de espera, que as medidas de combate devem ser esquecidas. Precisamos da ajuda da população para que esses números possam diminuir ainda mais, por isso vamos manter o distanciamento social, usar máscara e cumprir as medidas restritivas dos decretos”, enfatiza Florentino Neto. 

Os dados do Boletim Epidemiológico da Sesapi apresentam 236. 596 casos confirmados no estado. Já os óbitos pela doença chegam a 5.020 e foram registrados em 219 municípios.

Teresina reduz em 35% os óbitos por covid-19, diz FMS

Teresina teve uma redução de 35% nos óbitos provocados pela covid-19 e de 22% nas internações em pessoas com idade igual ou superior aos 80 anos. É isso o que aponta um levantamento divulgado nesta terça-feira (27) pela Fundação Municipal de Saúde (FMS) junto ao Comitê de Operações Especiais. Os dados são referentes a este ano de 2021.

Os idosos com 80 anos ou mais são o grupo prioritário com esquema de vacinação completo contra o coronavírus na capital. Para o presidente da FMS, o médico Gilberto Albuquerque, os números refletem a eficácia da vacinação em Teresina. “São pessoas que já receberam as duas doses e passaram dos 20 dias após a segunda dose. O resultado tem sido satisfatório tanto na redução de internações como no de óbitos. Por essa razão, pedimos que as pessoas não deixem de se vacinar quando está disponibilizada a dose nos postos”, diz.

O infectologista e presidente do COE, Walfrido Salmito, lembra que as pessoas, mesmo as vacinadas, devem manter todos os cuidados. “Não é tempo para relaxar nas medidas de proteção. É necessário manter o uso de máscaras e evitar aglomerações”, orienta.

Com relação ao calendário de vacinação contra a covid-19, a FMS segue aplicando doses nesta quarta-feira (28) com a primeira dose dos idosos de 64 anos e a segunda dose para os idosos de 69 anos na modalidade drive-thru, em Teresina.

Mais sobre: