Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Covid-19: São João do Arraial ultrapassa marca de 1.500 doses aplicadas

Isolamento social e a valorização dos profissionais foram fundamentais para os baixos números da pandemia no município

11/05/2021 12:26

O município de São João do Arraial, localizado na Região dos Cocais, no Norte do Piauí, alcançou a marca de 1.500 doses de vacinas aplicadas contra a Covid-19. O município de pouco mais de 7 mil habitantes está vacinando durante esta semana idosos de 60 a 64 anos. 

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde local, um total de 1.034 pessoas receberam a primeira dose, o que representa 12,94% da população. Desse número, 483 já foram imunizados com a segunda dose, correspondendo a 6,05% da população do município. Ao todo, 1.517 doses foram aplicadas desde o início da Campanha Nacional de Imunização. 

A prefeita do município, Vilma Lima (PT), destaca que as ações contra o novo coronavírus foram implementadas desde os primeiros momentos da pandemia. Para ela, as medidas de isolamento social e a valorização dos profissionais de saúde que realizam a testagem de casos suspeitos e, agora, a vacinação, foram fundamentais para os baixos índices de casos e óbitos registrados em São João do Arraial.

“Sempre tivemos a preocupação de manter os salários em dia. Isso aconteceu durante nosso primeiro mandato e estamos continuando no segundo. Estamos pagando dentro do mês. Tivemos o reajuste de 4.5 dos salários. E pagamos o adicional de insalubridade para os profissionais de saúde”, disse.

Foto: Elias Fontinele / O Dia 

A gestora pontuou que além do conjunto de medidas sanitárias foi preciso um reforço de ações da área social durante a pandemia. “Tivemos uma preocupação com o social porque esse é momento muito sensível que as famílias que estão passando por muita necessidade. Tivemos um atendimento com entrega de cestas às famílias do Bolsa Família bem como aquelas que deixaram o programa”, afirmou. 

Números da Covid-19 

São João do Arraial teve 501 casos confirmados do novo coronavírus. Atualmente, 14 pessoas estão ativas e cumprindo isolamento social com acompanhamento de equipes da Saúde. Desde o inicio da pandemia, foram quatro óbitos no município. 

Mais sobre: