Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Covid-19: Sesapi faz alerta após aumento de casos e mortes pela doença no Piauí

Foram 6.988 pessoas foram diagnosticadas e 75 mortes causadas pela doença só na última semana

12/10/2020 12:54

Após o aumento de novos casos e mortes causadas pelo novo coronavírus (Covid-19) no Piauí na última semana, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) faz um alerta à população para que os índices da doença números voltem ao patamar de queda registrado anteriormente.

“Lembramos à população que infelizmente a pandemia não acabou e que não devemos baixar a guarda para cuidados básicos como lavar sempre as mãos, usar a máscara ao sair de casa e todo o protocolo que as autoridades de saúde recomendam. A Sesapi está atenta e vigilante 24 horas, para que toda nossa população possa progredir nas medidas graduais de retomada”, pontua Florentino Neto, secretário estadual de saúde.

Florentino Neto (Foto: Divulgação/Sesapi)

Ao longo da última semana, 6.988 pessoas foram diagnosticadas com a enfermidade atingiu a marca de 75 vieram a óbito, cerca de 12 mortes por dia. Só ontem (11), o Boletim Epidemiológico do  Centro de informações Estratégicas de Vigilância em Saúde do Piauí (CIEVS-PI) apontou 232 novos casos e 14 óbitos pela doença.

“Essa queda de casos nos finais de semana sempre ocorreu, pois o número de exames realizados é sempre menor, e quando se compara com as mortes nós vamos ter mesmo um sinal de alerta vermelho, mas não podemos fazer a avaliação de um único dia, ela deve ser mais cautelosa e comparar uma série histórica para ser fazer uma avaliação mais criteriosa. Porém devemos manter a vigilância constante”, enfatiza Herlon Guimarães, superintende de Atenção Primária à Saúde e Municípios.

O aumento percentual dos índices da Covid-19 no estado veio após sete semanas de queda na quantidade de mortes. Mesmo assim, o número de internações em decorrência do vírus segue tendência de redução. “No domingo (11), tivemos 181 leitos de UTI ocupados, é o menor número dos últimos doze dias, e isso é muito importante, pois mesmo com o crescimento de casos e óbitos as internações estão diminuindo”, ressalta Florentino Neto.

Fonte: Sesapi
Por: Da Redação
Mais sobre: