Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Covid: 88 leitos de UTI irão integrar quadro definitivo de nove hospitais do Piauí

Os leitos vão permitir desafogar os hospitais que tiveram que destinar suas unidades para atender pacientes com coronavírus

30/05/2022 12:38

O Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) aprovou, junto à Comissão Intergestora Bipartite do Piauí (CIB-PI), a habilitação de 88 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), que faziam parte do atendimento Covid-19, da Rede Estadual de Saúde, e agora vão integrar o quadro definitivo de UTIs de nove hospitais do Piauí.

O termo de habilitação foi assinado pela governadora Regina Sousa e pelo secretário de Estado da Saúde, Neris Júnior, durante a visita às obras de reforma e  modernização da UTI do Instituto de Doenças Tropicais Natan Portella, nesta segunda-feira(30). 

A governadora destacou a importância dessas novas UTI’s para incrementar a saúde do Piauí. “Sempre que se amplia um serviço de saúde é algo muito positivo. Com o alívio da Covid-19, tivemos muitos leitos que eram destinados à doença, que agora serão direcionados para outras doenças, que estavam represadas durante este período e vai permitir desafogar os hospitais. Tudo que é destinado para melhoria da nossa população é muito importante”, disse Regina Sousa.

(Foto: Reprodução/Agência Brasil)

Para o secretário de Estado da Saúde, Neris Júnior, estes novos leitos vão ajudar a melhorar o atendimento à população piauiense, principalmente aqueles do interior do estado, que contarão com serviços de alta complexidade mais próximos de suas residências. “Este é mais um ganho para a saúde do Piauí. Com a habilitação destes leitos vamos está conseguindo oferecer um serviço de ponta também para àqueles que estão mais longe da capital”, destacou o gestor. 

Os leitos de UTI, que antes faziam parte do atendimento dos acometidos pelas complicações da Covid-19, estarão nas seguintes unidade de saúde:

Teresina

Hospital Infantil Lucídio Portella (09);
Instituto de Doenças Tropicais Natan Portella (13);
Hospital da Polícia Militar Dirceu Arcoverde (10);
Hospital Getúlio Vargas (10).

Interior

Hospital Regional Manoel de Sousa Santos - Bom Jesus (09);
Hospital Regional Senador Cândido Ferraz – São Raimundo Nonato (10);
Hospital Regional Tibério Nunes – Floriano (07);
Hospital Estadual Dirceu Arcoverde -Parnaíba (10);
Hospital Regional Justino Luz – Picos (10).

Além dos hospitais estaduais, a Sesapi também obteve a aprovação em CIB, de 17 leitos de UTI no Hospital de Urgência de Teresina (HUT), gerido pela Fundação Municipal de Saúde de Teresina, e 10 no Hospital Universitário gerido pelo Governo Federal. Com isso, foram 115 leitos habilitados, sendo 106 adultos e 09 pediátricos.

Mais sobre: