Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Covid: Pacientes renais crônicos são incluídos no grupo prioritário para imunização

Para esse público específico serão destinadas seis mil doses da vacina.

11/04/2021 13:46

Os pacientes renais crônicos que realizam terapia substitutiva foram inseridos entre os grupos prioritários para receberem a imunização contra a Covid-19. A decisão é da Comissão Intergestores Bipartite do Piauí e atendeu a um pleito da Defensoria Pública que enviou ofício solicitando a inclusão dos pacientes no grupo prioritário ao secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto e ao presidente da Fundação Municipal de Saúde, Gilberto Albuquerque. Para esse público específico serão destinadas seis mil doses da vacina. 


Leia também: Piauí prorroga toque de recolher e mantém suspensão das atividades aos finais de semana

O superintendente de Média e Alta Complexidade da Sesapi, Alderico Gomes Tavares, explica a importância de garantir a vacinação aos pacientes renais.

Foto: Agência Brasil

 “No dia 31 de março, em reunião extraordinária da CIB, a Superintendência de Média e Alta Complexidade solicitou a inclusão e a garantia de vacinação para os pacientes renais crônicos de todo o Estado, que passam por exposição em sessões de hemodiálise semanais, haja vista a vulnerabilidade desta população devido ao risco da constante exposição”, ressalta o superintendente, que teve seu pleito aprovado por unanimidade pela Comissão. Alderico Tavares destaca ainda que já estão asseguradas as duas doses da imunização para os pacientes.

O defensor público geral Erisvaldo Marques afirma que a Defensoria recebe com satisfação as decisões da Comissão Intergestores Bipartite, em especial a relativa aos pacientes renais.

“A inclusão desses pacientes como grupo prioritário trará sem dúvidas um alívio para eles, pelas características do tratamento a que se submetem para a própria sobrevivência, não têm condições de manter o isolamento social, ficando mais expostos aos riscos de contágio pelo novo coronavírus. Agradecemos à sensibilidade dos integrantes da Comissão Bipartite em atender ao apelo desse grupo, que no Brasil hoje representa cerca de 140 mil paciente”, afirma.

Mais sobre: