Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Damares se reúne com o prefeito de Floriano para discutir uso da cloroquina

Médicos usam o medicamento na fase inicial da Covid-19. Estado instalou comitê médico para avaliar protocolo apos provocação do Ministério Público Federal.

14/05/2020 10:35

Após desembarcar no aeroporto de Floriano, a ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, se reuniu com o prefeito de Floriano, Joel Rodrigues (PP), e com o diretor do Hospital Regional Tibério Nunes, Justino Moreira, para discutir sobre o uso da cloroquina em conjunto com a azitromicina no protocolo de atendimento aos pacientes com Covid-19. A médica Marina Bucar Barjud, que está na Espanha fazendo pesquisas sobre o coronavírus, participou por videoconferência.


Leia também: 

Covid-19 - Damares Alves chega a Floriano para conhecer novo tratamento 

Covid-19 - Tratamento utilizado em Floriano evita internações em UTI 


Pelo protocolo, o uso da cloroquina com a azitromicina é feito na fase inicial, a fase precoce do tratamento. É esse o diferencial do procedimento aplicado pelos médicos do Hospital Regional de Floriano. De acordo com o médico Justino Moreira, assim os profissionais administram os medicamentos assim que os pacientes começam a sentir os primeiros sintomas, porque caso a doença se agrave, os fármacos já não teriam tanta eficácia.

O Hospital Tibério Nunes já contabiliza sete pacientes considerados casos recuperados de Covid-19 a partir da implantação deste protocolo coordenador pela doutora Marina Bucar e pelo doutor Justino Moreira. No total, já são nove pacientes curados do coronavírus desde o início da pandemia na cidade. No momento, Floriano possui 24 casos confirmados da doença, mas nenhum paciente na UTI.

As três mortes contabilizadas no boletim da Sesapi (Secretaria Estadual de Saúde) ontem à noite, embora atribuídas à cidade de Floriano, não são de moradores da cidade. Tratam-se de pacientes de outros municípios que buscaram atendimento no Hospital Tibério Nunes, que é regional e recebe o contingente das cidades nos arredores. As pessoas infectadas pelo coronavírus que vieram a óbito no dia de ontem em Floriano são das cidades de Manoela Emídio, Socorro do Piauí e Júlio Borges.



Por: Maria Clara Estrêla, com informações de Eliezer Rodrigues
Mais sobre: