Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Decreto: CREF aciona a justiça após redução de funcionamento das academias

O Conselho dos Profissionais de Educação Física alega que as academias são consideradas atividades essenciais e contribuem no combate à Covid-19.

15/03/2021 10:05

Para enfrentar o avanço da contaminação da Covid-19 no Piauí, o Governo do Estado publicou, neste domingo (14), no Diário Oficial do Estado, o decreto de nº 19.529 com novas medidas a serem adotadas  a partir de hoje (15). A nova estratégia segue até o dia 21 de março e entre as atividades que estarão suspensas a partir desta quinta-feira (18) estão as academias. Porém, o Conselho Regional de Educação Física no Piauí (CREF-PI) afirma que irá recorrer contra a decisão.

"Não tem cabimento, redução de horário é agir contra todo discurso, porque se eu reduzir, aglomera mais. As medidas são meramente preventivas e nós tomamos ações de promoção à saúde que são definitivas e melhoram a vida das pessoas", explica Dany Queiroz, presidente do CREF.

Segundo o presidente, a melhor medida para combater a Covid-19 é melhorar a saúde das pessoas, e entre as ações do Governo deveriam estar o incentivo a qualidade do sono, imunidade, boa alimentação e atividade física.


(Foto: Divulgação)

"A atividade física tem tempo para ser aplicada. Se disser que só pode funcionar segunda, quarta e sexta seria muito melhor e mais cabível. Não podemos ter um intervalo tão grande de quatro dias porque a carga que foi dada ao aluno se perde, e não respeitaria a fisiologia da pessoa. Isso é como fechar total as academias, porque o trabalho que foi feito nas academias nos outro dias, se perde", pontua Dany Queiroz.

Ainda de acordo com o profissional, o decreto não tem base científica para fechar as academias, o que seria, segundo ele, preciso apresentar um levantamento dos locais de incidência de contaminação do novo coronavírus. 

Na tarde desta segunda-feira irá ocorrer uma reunião com o setor jurídico do CREF-PI para definir as argumentações legais que serão apresentadas na ação impetrada na justiça contra o decreto e em favor da categoria.

Academias como atividades essenciais 

No dia 05 de maio de 2020 foi publicado pelo Governo Federal um decreto para incluir academias de ginástica, cabeleireiros, barbearias e salões de beleza como atividades essenciais durante a pandemia do novo coronavírus.

Mas, em Teresina, as academias voltaram a funcionar só no dia 19 de agosto de 2020, seguindo o plano de atividades econômicas e seguindo as orientações para prevenir a disseminação da Covid-19.

Mais sobre: