Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Defesa Civil Nacional faz alerta para calor acima da média em setembro e outubro no Piauí

De acordo com o órgão a previsão para os próximos dois meses é de chuvas acima da média histórica em partes das regiões Norte e Nordeste

28/08/2022 13:00

A Defesa Civil Nacional emitiu um alerta na última sexta (26) informando que a temperatura ficará acima da média esperada para o estado do Piauí nos meses de setembro e outubro. Os dados são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). De acordo com o órgão a previsão climática no País para os próximos dois meses aponta a probabilidade de chuvas acima da média histórica em partes das regiões Norte e Nordeste

O próximo mês marca históricamente a chegada do Bro-Bró no Piauí, Etapa mais quente do ano que engloba os meses de setembro, outubro, novembro e dezembro. Em entrevista a coordenadora de Capacitação da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil do Ministério do Desenvolvimento Regional, Lidiane Natalie de Souza, reforçou a importância de as defesas civis estaduais e municipais se prepararem previamente para lidar com situações de desastres.

"Com a previsão climática dos próximos meses, os municípios já têm uma noção do que vai ocorrer e podem se preparar para um possível desastre. Uma das melhores formas para isso é a capacitação. No site do MDR, há uma vasta lista de cursos gratuitos disponíveis, que tratam de temas como gestão de riscos, obtenção de recursos federais e elaboração de um plano de contingência, por exemplo. O momento de se preparar é o da calmaria. Uma defesa civil preparada é uma defesa civil capacitada", aponta.

Segundo o estudo divulgado pelo órgão a previsão é de que as chuvas fiquem abaixo da média em parte do Acre, Roraima, Mato Grosso, Goiás, norte do Mato Grosso do Sul, triângulo mineiro, sul de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro, oeste de Santa Catarina e centro-sul do Rio Grande do Sul.

FOTO: Arquivo O DIA

Nas demais áreas do país, a previsão ficará dentro da média esperada, com chuvas escassas na faixa central do Brasil e chuvas mais abundantes nos extremos norte, leste e sul. Assim, podem ocorrer eventos isolados de chuvas expressivas na Região Sul e no sul do Mato Grosso do Sul. Os próximos dois meses serão marcados ainda pela atuação de frentes frias, o que poderá provocar quedas de temperaturas em boa parte do Brasil.

Outro ponto de atenção é a temperatura, que deverá ficar acima da média no oeste do Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul, no triângulo mineiro, no centro-sul de Goiás, no sul e oeste do Mato Grosso, em pontos de Roraima, Tocantins, Maranhão, Piauí, Ceará e Rio Grande do Norte e no centro-leste da Paraíba.

La Niña

A alteração no volume de chuvas e a queda de temperaturas nas regiões Sudeste e Sul são provocadas, principalmente, pelo La Niña. Segundo o Inmet, o fenômeno deverá continuar até o fim do inverno e na primavera.

"Essa previsão ocorre devido à persistência do La Niña, que mantém as águas do Oceano Pacífico mais frias do que a média normal histórica, acarretando efeitos globais na temperatura e na precipitação", explica a técnica em Meteorologia do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), Rosane Vieira

Fonte: Com informações MDR
Mais sobre: