Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Devem ser tomados cuidados ao manusear fogos de artifício

É importante procurar lojas autorizadas para garantir a procedência e a qualidade dos produtos.

31/12/2015 08:27

Para muitas pessoas, a queima de fogos é o momento mais esperado da virada de ano. O show de luzes e cores no céu encanta crianças, jovens e adultos, e marca as comemorações pelo ano que se inicia. Mas o que parece uma simples brincadeira de confraternização deve ser tratada como coisa séria. Se realizada de maneira incorreta, a queima de fogos pode resultar em acidentes e estragar com a festa.

Para não correr riscos durante o momento festivo, é importante seguir algumas recomendações fundamentais. O major do Corpo de Bombeiros, Egídio Leite, explica que os cuidados devem começar na hora da compra dos fogos de artifício. É importante procurar lojas que possuem autorização para comercializar esse tipo de produto, pois esta conduta vai garantir a procedência e a qualidade dos produtos. A venda desse tipo de material só é permitida para pessoas maiores de 18 anos.

“A primeira coisa que o comprador deve observar é se o estabelecimento está autorizado a comercializar esse tipo de material. A origem do produto é a maior garantia para evitar acidentes, porque determina a qualidade e o bom funcionamento”, alerta.

Outra orientação importante do Corpo de Bombeiros é ler com bastante atenção as instruções na caixa do produto, que devem ser compreensíveis e de fácil identificação. “Antes da queima de fogos, o ideal é ler com atenção todas as informações que são disponibilizadas na embalagem”, reforça o major do Corpo de Bombeiros.

Crianças e pessoas alcoolizadas não podem manusear de forma alguma materiais pirotécnicos. As crianças são mais vulneráveis a queimaduras devido a menor tolerância às temperaturas quentes e a pele mais fina que a dos adultos. “Grande parte dos acidentes com fogos de artifício envolve crianças. Os pais devem estar atentos e não permitir que elas fiquem perto do local onde vai ser realizada a queima de fogos”, alerta.

Na hora de explodir os fogos de artifício, a recomendação é procurar um local seguro, e distante da concentração de pessoas. Essa medida ajuda a evitar acidentes, em caso de falhas no produto. “Além de ficar distante da concentração de pessoas, na hora da queima de fogos, também é importante se afastar de locais que possam ser focos de incêndio, como vegetações secas e a rede elétrica”, pontua Egídio Leite.

Em casos de acidentes com fogos de artifício, a vítima deve receber atendimento médico imediatamente. A recomendação é lavar o local da queimadura com água corrente, e não utilizar nenhum produto sem indicação médica, como creme dental ou manteiga.

Foto: Jailson Soares/ODIA
Por: Natanael Souza - Jornal O DIA
Mais sobre: