Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Dia da Santa Dulce: 13 de março pode virar feriado no próximo ano

A religiosa baiana Maria Rita Lopes Pontes, a Irmã Dulce, foi canonizada pelo papa Francisco em 2019, se tornando a primeira santa brasileira.

23/11/2021 08:22

O calendário de feriados pode ganhar uma nova data a partir do próximo ano. Isso porque a Comissão de Educação do Senado aprovou, no último dia (18), um projeto que cria o "Dia de Santa Dulce dos Pobres", feriado nacional que deverá ser celebrado no dia 13 de março. O projeto, de autoria do senador Ângelo Coronel (PSD-BA), segue para análise na Câmara dos Deputados.

O senador chegou a sugerir que o novo feriado fosse celebrado no dia 13 de outubro, dia em que a santa foi canonizada pela Igreja Católica, mas o relator da proposta, o senador Flávio Arns (Podemos-PR), manteve o feriado em 13 de março, data em que Irmã Dulce morreu, em 1992, em Salvador.

A religiosa baiana Maria Rita Lopes Pontes, a Irmã Dulce (1914-1992), foi canonizada pelo papa Francisco em 2019, se tornando a primeira santa brasileira, após ter dois milagres reconhecidos pela Igreja Católica. Com a canonização, Irmã Dulce passou a ser chamada de Santa Dulce dos Pobres.

Se aprovado, este será o segundo feriado nacional dedicado a uma santa da Igreja Católica. O primeiro é o feriado do dia 12 de outubro, em que é celebrado o Dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil.

Mais sobre: