Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Documentário: Sanfoneiros de Dom Inocêncio buscam título de patrimônio cultural

Dom Inocêncio é a cidade onde tem o maior Monumento Sanfona do mundo, possui o Selo de Terra dos Sanfoneiros.

17/05/2021 12:05

Está sendo gravado um documentário que vai contar a história dos sanfoneiros da cidade de Dom Inocêncio, localizada a 625 de Teresina, que possui uma tradição centenária e recebe o título de Terra dos Sanfoneiros. O projeto é uma parceria entre a Associação Cultural Acordes do Campestre (Acamp) e a Prefeitura Municipal. Dom Inocêncio é a cidade onde tem o maior Monumento Sanfona do mundo, possui o Selo de Terra dos Sanfoneiros e exporta sanfoneiros para o Brasil inteiro. 



Leia também:

Dia do Sanfoneiro: data reconhece e consagra a profissão, diz artista piauiense 



(Foto: Divulgação)

Segundo o Sandrinho do Acordeon, presidente da Acamp, a peça audiovisual é uma oportunidade de escuta aos sanfoneiros que já pararam de tocar profissionalmente, mais que contribuíram para as festas da região e pela permanência do forró autêntico.

“O documentário surgiu a partir da necessidade de ter registrado a história de sanfoneiros que já estão esquecidos, aqueles que nunca tiveram a oportunidade de mostrar seu trabalho, de ter algo gravado, pois muitos anos atrás quando atuavam, não tiveram como crescer na música por falta de oportunidade. E o Documentário vai trazer história de Sanfoneiros que estão em atividade mais também aqueles que já pararam de atuar profissionalmente, mais que tem amor a sanfona e ainda tocam”, explica Sandrinho do Acordeon.


(Foto: Divulgação)

Já para o vereador e filho da prefeita de Dom Inocêncio, Clodoaldo Dias, conhecido por Clodão, o documentário é muito importante para a cidade e a sua família de sanfoneiros, que são movidos pela paixão ao forró.

“Sou de uma família de sanfoneiros, meu pai (Clovis do forró), meu irmão (Léo dias), meus primos (Raimundo do Mundico e Gabriel e Cinob), meus tios (Bie, Manoel, Aldovando, Milton, Mundico) e eu temos esses laços familiar com a sanfona e somos apaixonados pelo o forró pé de serra o forro do seu Luiz Gonzaga”, diz Clodão.


(Foto: Divulgação)

 A buscar por um maior reconhecimento da cultura popular piauiense, também é o que move o vereador. “Além de resgatar toda uma história da terra dos sanfoneiros, ele ainda nos traz e deixa um acervo muito grande para incluir Dom Inocêncio como patrimônio histórico e cultura da sanfona, além de estar levando a história do nosso município aos quatros canto do Piauí, do Brasil e do mundo”, afirma Clodão.

Mais sobre: