Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Eleição em Teresina: TRE apura suspeita de compra de voto na zona Leste

Caso aconteceu na Unidade Escolar Noé Fortes, no Planalto Ininga, mas TRE não informou quem seria o candidato beneficiado.

29/11/2020 11:57

O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE) está apurando uma suspeita de compra de voto em uma escola na Zona Leste de Teresina, relacionada ao segundo turno das eleições para prefeito da capital que acontecem hoje (29). O caso teria acontecido nesta manhã, mas não foi informado qual candidato seria favorecido com a prática ilícita.


Leia também: Piauí registrou 20 crimes eleitorais de compra de votos no final de semana da eleição


De acordo com o Tribunal, o caso foi registrado na Unidade Escolar Noé Forres, na Avenida Juiz João Almeida, bairro Planalto Ininga. Ainda não se tem informações sobre quem estaria envolvido na ação. 

A despeito desta ocorrência, o TRE considera que o pleito municipal em segundo turno em Teresina tem sido bastante tranquilo e sem maiores contratempos. De acordo com o secretário de tecnologia do Tribunal, Anderson Cavalcante, o número de intercorrência nesta votação está reduzido em relação ao primeiro turno.


Foto: O Dia

Até o momento, seis urnas eletrônicas tiveram que ser substituídas por apresentarem problemas no universo de mais de mil que estão sendo utilizadas hoje nos mais de 300 locais de votação. “São números bem reduzidos que estão dentro das expectativas que tivemos. Os problemas em si são mínimo”, pontuou Anderson.

A previsão é de que o resultado da eleição para prefeito de Teresina já saia por volta das 20 horas. O TRE informou que corrigiu junto ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) as falhas ocorridas no primeiro turno durante a apuração, que atrasaram em cerca de duas horas a divulgação dos resultados.

“O Tribunal Superior Eleitoral adotou uma série de medidas. Corrigimos o problema junto ao TSE, que alterou equipamentos e o software da apuração e durante esta semana fizemos uma série de testes”, informou o secretário de Tecnologia do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí. Outros reparos também foram feito no aplicativo e-Título, que registrou instabilidade quando do primeiro turno por conta do excesso de downloads e fluxo de usuários acessando o serviço, sobretudo para justificar a ausência do voto.

Por: Maria Clara Estrêla
Mais sobre: