Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Encerramento da Cidade Junina 2016 marcado por recorde de público

O clima de despedida e de expectativa para a próxima edição tomou conta do público que marcou presença no pátio externo do Shopping Rio Poty.

18/06/2016 12:55

A Cidade Junina se despediu de mais uma edição do maior São João do Piauí no último sábado (18) com recorde de público. Animação, shows, comidas típicas e as finais do 22° Festival de Quadrilhas Juninas e do I Arraial da Capital marcaram a noite no evento que movimentou a cidade de Teresina durante oito dias de festa. O clima de despedida e de expectativa para a próxima edição tomou conta do público que marcou presença no pátio externo do Shopping Rio Poty.

A noite foi marcada pelas apresentações do Grupo de Carimbó Flor de Lis e das bandas Edson Moura, Farraneja, Levata, Taty Girl, Lene Alves, Lene Silva e Forró de Peso que animaram o público durante toda a noite. 

A diretora executiva da Fundação Valter Alencar, Christianne Alencar, ressaltou que a nova localização da Cidade Junina foi o diferencial desta edição, trazendo muito mais comodidade, segurança, qualidade e conforto para todo o público que visitou o evento nesses 8 dias de festa. “Recebemos muitos elogios pela nova localização do evento. Essa foi uma nova Cidade Junina, onde buscamos valorizar mais a nossa cultura, nossos artistas e nosso Estado e conseguimos fazer um grande festival cultural no Piauí”, destaca.

Durante 8 dias a Cidade Junina contou com uma grande estrutura, com 3 palcos culturais, mais de 100 atrações consagradas, apresentações de mais de 80 quadrilhas juninas do Piauí e Maranhão, feira de produtos e serviços com mais de 80 expositores, praça de alimentação com dezenas de barracas com comidas típicas e culinária gourmet, parque de diversões infantil e o tradicional casamento comunitário que oficializou a união de mais de 200 casais. 

O prefeito de Teresina Firmino Filho comenta que Teresina é consagrada como uma cidade de eventos e que a Cidade Junina reforça isso, pois é um evento que acontece todos os anos e que a cidade já espera. A Prefeitura de Teresina, por intermédio da Secretaria Municipal de Economia Solidária (Semest), também participou da Cidade Junina com stands de arte e artesanato.  “A Cidade Junina mostra o potencial da cidade para o setor, pois além de ser um espaço para o entretenimento, gera renda nessa época do ano, inclusive para os nossos artesãos”, destaca Firmino Filho.

O Secretário Municipal de Comunicação Fernando Said comenta que a Cidade Junina é um dos eventos de maior valor para Teresina e para todo o Estado do Piauí. “Esse evento representa fielmente as origens, histórias e evolução do povo nordestino, trazendo um conteúdo de cultura intenso e demonstrando nossas tradições. Além disso, a Cidade Junina tem caráter social, com ações de inclusão social, como o casamento comunitário. O evento está de parabéns”, complementa.

Nesta edição a Cidade Junina teve como foco principal as ações sociais. O Balcão de Empregos, em parceria com o Sistema Nacional de Emprego (SINE-PI), foi uma grande novidade. A ação visou aproximar o empregado do empregador e ofertou vários serviços como encaminhamento para o mercado de trabalho; agendamento de seguro-desemprego e emissão de carteiras de trabalho. 

Além disso, durante todo o evento catadores fizeram a coleta seletiva dos materiais acumulados, gerando renda extra para eles e garantindo a limpeza e higiene do local. Dessa forma, a Cidade Junina ressalta a importância da ação socioambiental individual e coletiva.

O secretário de Cultura do Piauí, Fábio Novo, disse que o Governo do Estado através da Secretaria de Cultura não poderia deixar de apoiar um evento grandioso como a Cidade Junina. “Esse é um evento consolidado no calendário cultural piauiense, onde temos a oportunidade de mostrar a cultura do Piauí que é bem típica nas festas juninas. Além disso, a Cidade Junina trabalha com responsabilidade social e isso é muito importante”, complementa o secretário.

Cidade Junina 2017

Mais uma vez a Cidade Junina mostrou porque é considerada o maior São João do Piauí. Ao longo dos oito dias de festa, que iniciou no dia 11 de junho e foi até o dia 18 de junho, o evento concentrou mais de 30 mil pessoas por noite. 

O novo local da Cidade Junina no pátio externo do Shopping Rio Poty foi bastante elogiado pelos visitantes e cumpriu o prometido, oferecendo comodidade, segurança, estacionamento privativo e muita diversão para a toda a família.

Os preparativos para a Cidade Junina 2017 já começaram a cada ano a organização do evento promete melhorar ainda mais essa festa que já entrou para o calendário anual dos piauienses. A Cidade Junina é uma realização do Portal Clube Sat  e Fundação Valter Alencar. 

Fonte: Da Redação
Mais sobre: