A edição 2020 do ENEM marcou a estreia das provas inteiramente eletrônicas do Exame Nacional do Ensino Médio, o ENEM Digital. Ao todo 104 cidades brasileiras tiveram locais de aplicação e pelo menos 26.709 candidato compareceram para o segundo dia de avaliação na modalidade eletrônica. No Piauí, as cidades de Teresina e Parnaíba realizaram o ENEM Digital. O Estado contou com 20 locais de aplicação e 71 laboratórios.
Mas o que chamou a atenção neste segundo dia de ENEM Digital - ocorrido no domingo (07) - foi a quantidade de estudantes faltosos: o Piauí teve uma taxa de abstenção de 67,2% na segunda etapa de aplicação da prova. Dos 1.392 candidatos inscritos, somente 456 compareceram (32,8%) e os outros 936 restantes deixaram de ir aos locais de aplicação.
Apesar de alta, a taxa de abstenção do segundo dia de ENEM Digital no Piauí foi a sexta menor do país. Em estados como São Paulo e Tocantins, por exemplo, as taxas de abstenção chegaram a 76% e 77,2%, respectivamente. Em todo o Brasil, o ENEM Digital tinha 93.079 inscritos, mas somente 28,7% compareceram para fazer as provas neste segundo dia de aplicação.

Foto: Divulgação/Inep
Os dados constam no balanço do Inep divulgado ainda na noite deste domingo (07). O Instituto atribuiu à pandemia de covid-19 o principal fator para o não comparecimento dos candidatos aos locais de aplicação das provas. Os números do Inep apontam que nos estados de Manaus e do Amapá, onde a situação do coronavírus é considerada mais crítica, houveram 320 casos de candidatos com doenças infectocontagiosas que entraram com recurso para reaplicação da prova: 194 foram deferidos e 126 foram indeferidos nos dois dias de ENEM Digital.
Para solicitar a reaplicação da prova, o candidato deve relatar o ocorrido no sistema do exame na página do participante do Enem. Isso pode ser feito a partir desta segunda-feira (08) até o próximo dia 12 para a modalidade digital. Os resultados serão disponibilizados até o dia 15 de fevereiro.
É permitida a reprodução deste conteúdo (matéria) desde que um link seja apontado para a fonte!