Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Falta de energia: pipas na rede elétrica deixaram piauienses sem luz 771 vezes

Só nos últimos três dias, cerca de 20 mil consumidores foram afetados pela falta de luz nas regiões Norte e Sudeste de Teresina por causa deste tipo de brincadeira.

20/08/2020 11:26

O Piauí teve pelo menos 771 interrupções no fornecimento de energia ao longo de 2020 devido a casos de pipas enroladas na rede elétrica. O número repassado pela concessionária de energia do Estado revela o quão perigoso e arriscado esse tipo de brincadeira é quando praticada sem as devidas precauções e cuidados. Para se ter uma ideia, só nos últimos três dias, cerca de 20 mil clientes foram afetados nas regiões norte e sudeste de Teresina por conta de pipas enroscadas na rede de distribuição de energia.

Leia também: Prática de empinar pipas pode danificar a rede elétrica e causar acidentes  

Das 771 ocorrências do ano no Estado, 467 se concentraram na capital. Uma interrupção na distribuição de energia registrada no bairro Dirceu II nesta semana, por exemplo, afetou quase sete mil unidades consumidoras entre casas e estabelecimentos comerciais e de serviços. 

“Além de interromper o fornecimento de energia elétrica, que podem atingir inclusive serviços essenciais indispensáveis nesse período de pandemia, os curtos-circuitos provocados pelas pipas podem provocar danos em equipamentos elétricos e acidentes fatais visto que o curto-circuito pode provocar a queda de condutores energizados atingindo o brincante ou pessoas que estejam transitando pela área atingida na interrupção”, explica Raimundo Conde, gerente do Centro de Operações da concessionária de energia do Estado.


Foto: Divulgação

Em caso de ocorrências que envolvam a rede de energia, a população deve acionar a empresa distribuidora e fornecedora de energia no Piauí pelo telefone 0800 086 0800, que funciona 24 horas e recebe ligação gratuita de todas as operadoras. 

Confira abaixo os cuidados que as pessoas, sobretudo as crianças, devem ter ao empinar pipa e evitar causa acidentes.

  • Solte pipa apenas em locais afastados da rede elétrica, em campos abertos ou parques; evite brincar perto de antenas, fios telefônicos ou cabos elétricos;
  • Jamais utilize linhas metálicas, cerol, linha “chilena” ou papel alumínio na confecção da pipa, pois estes materiais podem provocar curtos-circuitos e colocam em risco à vida de quem brinca e de pessoas que circulam pelo local;
  • Evite soltar pipas em canteiros centrais das ruas e locais em que existe fluxo de veículos e não utilize “rabiolas”, pois elas podem enroscar nos fios elétricos, podendo ocasionar choque;
  • Se a pipa cair em uma árvore que esteja em contato com a rede elétrica ou esteja entrelaçada nos fios de energia, não tente retirar, pois o movimento dos galhos pode provocar curto-circuito e o contato com a rede elétrica pode provocar choques podendo levar o brincante a óbito;
  • Quando a linha encostar na rede elétrica, nunca tente desprender, especialmente com uso de canos, barras metálicas, vergalhões ou bambu pois esses materiais são condutores com grande risco de receber uma descarga elétrica e atingir gravemente e até fatalmente o brincante. Solte a linha imediatamente; se a pipa enroscar em fios, não tente tirá-la. 
  • Não brinque com pipas em dias chuvosos ou nublados, principalmente se houver relâmpagos. A pipa pode funcionar como para-raios, conduzindo energia podendo atingir quem está empinando a pipa gravemente.

Por: Maria Clara Estrêla, com informações da Equatorial Piauí
Mais sobre: