Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Feira da Economia Solidária muda vida de artesã

Feira da Economia Solidária muda vida de artesã

07/10/2016 10:24

O artesanato piauiense é uma das formas de geração de renda no estado. A arte tem cada vez mais importância na economia e na melhoria de vida das pessoas. O Piauí abriga trabalhos riquíssimos e matérias-primas únicas em seu território e por meio desse material garante a renda de diversos artesãos.

Um exemplo de vida e de dedicação ao artesanato, é Socorro Miranda, artesã há 5 anos e moradora do bairro Santa Sofia, em Teresina. Socorro produz peças folclóricas em um canto pequeno da sua casa e seu grande sonho é ter um lugar proporcional para expor suas peças. A partir disso, a artesã foi convidada para participar e expor na Feira da Economia Solidária, promovida pela Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (Setre). Por meio do projeto, a artesã conseguiu alavancar suas vendas e melhorar de vida.

A Feira da Economia Solidária é realizada mensalmente no pátio do Centro Administrativo e a décima edição está sendo realizada de 05 a 07 do mês de outubro. O evento é produzido pela Setre e tem como objetivo valorizar a economia solidária, demonstrar produtos feitos a partir da reciclagem e do artesanato local e busca ainda incentivar pequenos produtores e melhorar a economia do Piauí por meio dos produtos feitos no próprio estado.

Socorro contou um pouco de sua história e da gratidão pela oportunidade na feira. “Eu agradeço muito a oportunidade que a Setre me deu para expor minhas peças na feira, porque foi lá que consegui muitas das minhas encomendas e a fidelidade dos clientes. Eu entrei nesse ramo por acaso, trabalhava fazendo salgados e bolos para festas, até que um dia resolvi decorar uma festa para minha filha e me apaixonei por fazer peças artesanais temáticas, meu trabalho foi bem reconhecido e me abriu muitas portas” ressaltou a artesã.

Hoje, ela é proprietária da microempresa de artesanato “Criartes” e participa de uma associação que trabalha em prol do artesanato piauiense e fabrica peças coletivas, o grupo Artes de Sofia. Há um ano Socorro expõe na Feira da Economia Solidária e suas peças ressaltam as datas comemorativas e o folclore do estado.

As iniciativas de economia solidária contam com a participação de coletivos de produção, associações, cooperativas populares e redes de instituições de finanças voltadas para empreendimentos populares solidários, todos organizados pelos princípios da autogestão, democracia, solidariedade, cooperação, equidade, geração, etnia e credo e valorização do meio ambiente, trabalho humano e saber local. A Setre trabalha em prol de fortalecer essa economia dentro do estado e de abraçar os trabalhos realizados na área.

Mais sobre: