Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Fepiserh anuncia abertura de mais dez leitos de UTI Covid-19 no HGV

Com a expansão, o maior hospital do estado deve chegar a 50 leitos dedicados exclusivamente à pacientes com a doença

04/03/2021 15:00

O Hospital Getúlio Vargas (HGV), em Teresina, deve ganhar mais dez leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) exclusivas para o tratamento de pacientes diagnosticados com o novo coronavírus (Covid-19). A expansão da estrutura foi anunciada nesta quinta-feira (4), pela Fundação Estatal Piauiense de Serviços Hospitalares (Fepiserh).

Essa será a segunda suplementação de leitos no HGV em menos de 15 dias. Em fevereiro havia aberto outras dez vagas, totalizando 50 UTIs Covid. Segundo Ítalo Rodrigues, presidente da Fepiserh, a ampliação de leitos na rede hospitalar estadual tem sido resultado de uma ação “complexa”, dada todas as etapas necessárias do processo de instalação.

(Foto: Divulgação/Fepiserh)

“É uma operação difícil porque exige uma equipe médica multidisciplinar com experiência em medicina intensiva e cuidados intensivos. Além desses recursos humanos, são necessários equipamentos como ventiladores, monitores, bombas de infusão e insumos que estão cada vez escassos no mercado”, pontuou o gestor.


A abertura de novos leitos de UTI acontece num momento em que o Piauí tenta evitar o colapso do seu sistema público de saúde enquanto lida com o aumento da média móvel de novos casos e de mortes causadas pela Covid-19. De acordo com o último boletim epidemiológico, o estado registrou 700 diagnósticos positivos e 15 óbitos pela doença.


LEIA TAMBÉM: HGV: Cerca de 75% das mortes por covid-19 são de pessoas com mais de 60 anos 

O avanço da doença também tem aumentado a taxa de ocupação dos hospitais em todo o Piauí. Até esta quinta-feira (4), 95% dos leitos de UTI Covid do HGV, que recebe pacientes de todo o estado, estavam ocupados. Por conta disso, a direção do hospital ainda aguarda habilitação de novos leitos via Ministério da Saúde. 

“Além da estrutura, estamos com a equipe formada de médicos, enfermeiros, técnicos e  fisioterapeutas para atuar nessas novas unidades que chegam para atender a necessidade do estado”, ressalta Osvaldo Mendes, diretor do HGV

Fonte: Com informações da Fepiserh
Mais sobre: