Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

"Estamos em colapso nacional", diz Wellington Dias sobre a covid-19

Governador discute pacto nacional para contenção da pandemia com adoção de medidas consonantes, aprovação de vacinas e apoio à rede de saúde.

10/03/2021 11:56

O Governo do Estado do Piauí anunciou nesta quarta-feira (10) em coletiva de imprensa um pacote de medidas para conter os índices crescentes da covid-19 no Piauí. Wellington Dias, ao fazer uma avaliação da situação em que o país se encontra, afirmou que o Brasil como um todo se encontra em colapso e falou sobre a possibilidade de um lockdown nacional com um pacto entre os demais estados. Esse pacto abrange ao menos três eixos de atuação: adoção de medidas mais efetivas e consonantes nas 27 unidades federativas brasileiras para barrar a disseminação do vírus; a aprovação de medidas que confiram celeridade na aprovação de vacinas e compra de insumos; e o apoio para que a rede de saúde possa ter uma capacidade de atendimento a contento.


Leia também: 'Estamos construindo tanques para levar oxigênio aos leitos', diz Regina Sousa



Fotos: Assis Fernandes/ODIA

Entre as ações anunciadas estão o aluguel de leitos da rede privada para atendimento de pacientes graves e a transformação do Hospital da Polícia Militar (HPM) em unidade exclusiva para pacientes covid-19. De acordo com o governador Wellington Dias, o HPM tem estrutura necessária para transformação de leitos clínicos e de estabilização e possui um sistema canalizado de oxigênio que possibilita o atendimento aos pacientes de maneira eficiente.

Com relação ao aluguel dos leitos na rede privada, Wellington Dias explicou que vai baixar um decreto restringindo ainda mais a realização de cirurgias eletivas, o que poderá deixar mais alguns leitos disponíveis para atendimento de pacientes covid-19.

"Fizemos essa suspensão de cirurgias eletivas em alguns hospitais como o HGV, o Hospital Infantil de Picos, Floriano, Piripiri, Bom Jesus e Parnaíba. Mas vamos fazer o decreto para limitar ainda mais somente as cirurgia aos casos muito graves e deixar alguns leitos livres na rede privada, que vai receber por isso. Assumimos esse compromisso para que possamos suportar a situação, inclusive credenciando esses leitos junto ao SUS", disse Wellington Dias.

Além da liberação de leitos no Piauí, o governador também participou de reunião com representantes do Ministério da Saúde para discutir a entrega de vacinas produzidas pela AstraZeneca em outros países para o Brasil. A expectativa é que o país receba mais 3 milhões de doses ainda este mês e de que o Instituto Butantã consiga entregar também as mais de 2,5 milhões de doses da Coronavac que serão usadas para vacinar o público alvo a partir dos 75 anos no Piauí.

O Governo do Estado anunciou também que vai autorizar os municípios piauienses a começarem a vacinar sua população de idosos a partir de 75 anos já com as próximas remessas de vacina que devem chegar ao estado nas próximas semanas.

Novas medidas deverão ser adotadas a nível nacional

Wellington Dias deixou claro durante a coletiva de imprensa que o decreto atual em vigência no Piauí "é o piso" e que medidas mais severas deverão ser adotadas em conjunto com os demais estados da federação para unificar as ações de combate à covid e reduzir o índice de contaminação e mortalidade.

"Precisamos acertar o passo. Venho a alguns dias dialogando com o presidente do Congresso, deputado Arthur Lira, conversando com o judiciário e o Executivo para que tenhamos um esforço nacional pela vida. É uma necessidade", disse Dias, no entanto sem dar prazos nem datas a respeito de quando esse pacto nacional seria posto em prática.

Dias pontuou que a realização plena de um lockdown no sentido literal da palavra envolve outras questões como controle de portos, de aeroportos e precisa de uma coordenação a nível nacional. O governador diz que é impossível o Brasil chegar a um resultado esperado se não for em consonância com um Plano Estratégico Nacional de Imunização e Contenção da Covid-19.

Mais sobre: