Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Governo anuncia criação de nove delegacias de combate às facções no Piauí

Serão quatro unidades em Teresina e cinco para o interior: Parnaíba, Picos, Floriano, Piripiri e Bom Jesus.

03/03/2023 12:53

O governador Rafael Fonteles anunciou nesta sexta-feira (03) a criação de nove delegacias especializadas de combate às facções criminosas no Piauí. Serão quatro unidades em Teresina e cinco para o interior: Parnaíba, Picos, Floriano, Piripiri e Bom Jesus. As delegacias já foram divulgadas com os respectivos delegados. Ainda durante o evento o secretário de Segurança Pública (SSP-PI) Chico Lucas anunciou a convocação de concursados para reforçar o efetivo no Estado.

A medida vem como resposta ao crescimento das organizações criminosas aqui no estado. “As facções e organizações criminosas tem um nível de organização maior, precisávamos tirar das delegacias que tratavam esses crimes de maneira isolada. Nós vamos ter um departamento que vai unificar todas as informações do território do Piauí. Para que a gente tenha essa estrutura organizada de informações para que o combate seja efetivo”, disse o secretário Chico Lucas.

(Foto: Tarcio Cruz / O DIA)

O governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), também esteve presente no evento. O gestor afirmou que a criação das novas delegacias visa combater a criminalidade que vai desde o roubo de celular e veículos, ao financiamento de tráfico de drogas e mortes violentas. "Todos esses crimes estão interligados e precisamos de algo bastante especializado com recursos físicos, tecnológicos e humanos. Precisamos reunir dados pois sem eles não conseguimos fazer políticas públicas", destaca o governador. 

Rafael Fonteles comentou ainda sobre a formação de novos 18 delegados, no qual 10 foram nomeados na solenidade desta sexta. "Terei 10 delegados assumindo novas funções, além do coordenador e também do núcleo de repressão ao furto de celulares, que muitas vezes financia o tráfico de drogas e portanto os homicídios. Os outros oito delegados serão nomeados ainda esse ano”, concluiu. 

Confira as delegacias de combate às facções e respectivos delegados:

- 04 Unidades do Departamento de Repressão ao Crime Organizado (DRACO)

- CHARLES DE HOLANDA PESSOA (Chefe do DRACO)

Delegados:

  •  FRANCISCO CARLOS EDUARDO AQUINO ARAUJO
  • FRANCÍRIO LOPES QUEIROZ
  • JULIO CESAR RIBEIRO DE CASTRO
  • LAERCIO IVANDO EVANGELISTA PIRES FERREIRA

Delegacias no interior do Piauí:

  • Unidade Floriano: Delegado RONI DA ROCHA SILVEIRA
  • Unidade Bom Jesus JOAO FILIPE DE ARAUJO SAMPAIO LEITE
  • Unidade Piripiri: LUCAS KLINGER MARINHO LEITÃO
  • Unidade Picos: AGENOR FERREIRA LIMA JUNIOR
  • Unidade Parnaíba: PERIKLES DA FONSECA LIMA

Mais sobre: