Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Governo discute estratégias para auxilar famílias afetadas pelas inundações no Piauí

Foram determinadas ações de mapeamento para identificar os pontos que alagam e o monitoramento dos rios

04/01/2022 13:46

O governador Wellington Dias esteve reunido com a sua equipe de governo, nesta terça-feira (04), no escritório da Residência Oficial, para discutir estratégias com o objetivo de auxiliar as famílias afetadas pelas inundações decorrentes das intensas chuvas no Estado. Foram determinadas ações de mapeamento para identificar os pontos que alagam, o monitoramento dos rios e o incentivo para que as pessoas que precisam sair de casa possam se abrigar com familiares.


Leia também: Enchente em Floriano: Rio Parnaíba transborda e deixa 20 famílias desabrigadas 

Enchente em Floriano: Rio Parnaíba transborda e deixa 20 famílias desabrigadas 


As ações serão realizadas pelas defesas civis municipais, sob a orientação da Secretaria de Estado da Defesa Civil. “Neste inverno temos uma situação atípica, com chuvas em volume muito elevado que acabam causando transtornos nas cidades e por isso estamos fazendo um alerta geral para que as defesas civis municipais possam fazer um mapeamento das áreas de risco e, a partir daí, um monitoramento para evitar mais prejuízos e situações de risco nas estradas. Vamos dar toda a assistência necessária”, afirmou Wellington Dias.

(Foto: Divulgação/Ascom)

O trabalho de assistência imediata está sendo realizado em diversas cidades, com o fornecimento de colchões, cestas básicas e abrigos nas escolas. “Já iniciamos o trabalho fazendo uma visitação às escolas que têm famílias abrigadas, além das áreas que estão alagadas, e começamos a fazer essa assistência imediata. Agora, as orientações do Governador são no sentido de que a gente busque fazer um grupo integrado com os municípios e possamos, sem medir esforços, dar toda a assistência necessária para as famílias que se encontram em dificuldade nesse momento”, disse o gestor da Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc), José Santana.


Veja mais: Em meio a enchentes, Defesa Civil tem um dos menores orçamentos de Teresina 

Vídeos: Em Oeiras, moradores registram alagamentos em vários pontos da cidade 


Deste modo, o Governo do Estado já realiza ações de resposta ao desastre nos municípios de Uruçuí, Baixa Grande do Ribeiro, Ribeiro Gonçalves, Floriano e Teresina. “Estamos preparando agora os municípios da área do Rio Parnaíba e seus afluentes, além de estar dialogando com todos os municípios que, ou padecem de seca, ou precisam de apoio nesse momento das enchentes. É uma ação colaborativa de todos os entes. Essa integração permite que encontremos soluções com agilidade e viabilidade para essas comunidades”, ressaltou o secretário da Defesa Civil, José Augusto Nunes.

(Foto: Divulgação/Ascom)

As ações de monitoramento serão estendidas para os outros municípios ribeirinhos. “No primeiro momento vamos fazer uma vistoria nas cidades ribeirinhas, como Teresina, Miguel Alves e Esperantina, mantendo um diálogo com as equipes municipais da Defesa Civil e orientando sobre como podem atuar. No segundo momento, vamos adquirir equipamentos para auxiliar durante as ações. Em Teresina, as famílias já estão sendo retiradas das áreas de risco e levadas para a casa de familiares, escolas e áreas determinadas pela administração municipal, priorizando o acolhimento nas casas dos familiares”, disse o comandante do Corpo de Bombeiros, cel. José Rêgo.

Para a vice-governadora Regina Sousa, o trabalho de planejamento e prevenção é essencial neste momento. “Também temos que trabalhar para amenizar a dor daquelas pessoas que perderam suas coisas e tiveram que sair das suas casas. É nesse sentido que o Governo do Estado está se preparando, juntamente com as prefeituras. Vamos monitorar as barragens, prevenindo sempre para que não aconteça o pior”, pontuou.

Fonte: Com informações da Ascom
Mais sobre: