Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Governo divulga programação em comemoração ao Dia do Piauí; solenidades começam dia 17

O ponto alto da festa será a Outorga da Ordem Estadual do Mérito Renascença, nas cidades de Teresina e Parnaíba.

06/10/2022 12:47

O Governo do Estado iniciou os preparativos para as comemorações do 200º aniversário da adesão do Piauí à independência no Brasil, que será realizado no dia 19 de outubro. O ponto alto da festa será a Outorga da Ordem Estadual do Mérito Renascença, nas cidades de Teresina e Parnaíba.

A programação tem início no dia 17 de outubro, com um culto em ação de graças na Igreja de Deus Missionária, no bairro Jóquei Clube, em Teresina.  No dia 18, será realizada a primeira cerimônia da Outorga, na área de eventos do Porto das Barcas, em Parnaíba.

Ainda em Parnaíba, no dia 19 de outubro (Dia do Piauí), às 7h30, haverá, na Praça da Graça, no Centro, a aposição de corbelha de flores no Monumento da Independência e hasteamento das bandeiras. Em seguida, às 8h, será realizado um louvor (Te Deum Laudamus) em ação de graças na Catedral de Nossa Senhora da Graça.

(Foto: Divulgação/Arquidiocese de Teresina)

A programação retorna a Teresina, às 17h, com uma missa em ação de graças na Catedral de Nossa Senhora das Dores, na Praça Saraiva, no Centro. Finalmente, às 17h30, no Theatro 4 de Setembro, as comemorações encerrarão com a segunda cerimônia de Outorga da Ordem Estadual do Mérito Renascença do Piauí.

Sobre a data

Segundo historiadores, a luta pela independência do Piauí (sob o domínio de Portugal), começou no dia 19 de outubro de 1822, em Parnaíba, pouco mais de 30 dias do grito da Independência do Brasil, em São Paulo. Na época, foi realizada uma solenidade na Câmara Municipal de Parnaíba, no litoral piauiense.

Fonte: Com informações do Governo
Mais sobre: