O Governador do Piauí, Wellington Dias , publicou em suas redes sociais que enviou nesta quinta-feira (14), 45 mil Equipamentos de Proteção Individual e (EPIs) e 30 mil testes rápidos para o Amazonas, que no momento está enfrenta ndo um colapso no sistema de saúde por causa da Covid-19.
Leia também:
“Pacientes de Manaus são estáveis”, explica superintendente do HU
Covid-19: Enfermeiros temem nova variante de pacientes vindos de Manaus
Voo com pacientes de Manaus atrasa após problemas de abastecimento
O material foi cedido através do acordo de cooperação entre Estados durante a pandemia, assim a Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi), cedeu 10 mil aventais impermeáveis manga longa; 15 mil protetores faciais; 10 mil máscaras N95; 10 mil máscaras triplas descartáveis e 30 mil testes rápidos para auxiliar o combate à Covid-19 no Amazonas.
Governo do Piauí envia 45 mil EPIs e 30 mil testes rápidos da Covid-19 para o Amazonas. FOTO: Reprodução/Redes Sociais
A situação da cidade de Manaus ganhou os noticiários do País nesta quinta-feira, 14, com hospitais e cemitérios lotados, além de falta de oxigênio em unidades de saúde, onde muitos pacientes estão morrendo asfixiado.
Para salvar vidas dos amazonenses, os pacientes com Covid-19 estão sendo transferidos para outros Estados que possuem leitos de UTI Covid disponíveis. No Piauí, chegaram 9 pacientes nesta sexta-feira, 15, eles serão transferidos para o Hospital Universitário (HU), em Teresina.
Por: Sandy Swamy