O governador Rafael Fonteles e o secretário de Segurança Chico Lucas anunciaram neste domingo (8) a realização na próxima quinta-feira (12) de uma solenidade para as entrega de 200 novas viaturas para a Polícia Militar do Piauí. Os novos veículos serão utilizados para reforçar o policiamento ostensivo nas áreas ambiental, no trânsito e também rural. As viaturas serão destinadas tanto para Teresina quanto para cidades do interior do Estado.
LEIA TAMBÉM
Nas redes sociais o secretário de Segurança Chico Lucas comemorou a chegada dos novos veículos para a PM-PI.
Com sistema de rádio e nova identidade visual, os veículos, de modelo L 200 2023, serão distribuídos para os batalhões e reforçarão a segurança por todo o estado. As viaturas também contam com um novo giroflex, visando um maior impacto na presença policial.
A solenidade acontecerá na Avenida Marechal Castelo Branco, nas proximidades da Assembléia Legislativa do Piauí, a partir das 8h.
Reforçar a estrutura das forças policiais do Piauí foi uma dos pontos abordados ainda durante a campanha de Fonteles. O Estado, especialmente nos últimos anos, viu crescer a violência e o aumento da atuação de facções criminosas na capital e no interior, sobretudo no litoral.
LEIA TAMBÉM
- Envolvidos em facções criminosas no litoral do Piauí são presos em operação policial
- Operação Terra Santa: pessoas foram presas na zona Sul de Teresina; polícia mira em facções
- Seis pessoas são presas na zona Norte de Teresina por integrarem facções criminosas
- Integrantes de facções criminosas são presos nas zonas Leste, Norte e Sudeste de Teresina
Corpo de Bombeiros também vai receber novos equipamentos
A Secretaria da Segurança Pública (SSP), vai entregar já nesta segunda (9) novos equipamentos que auxiliarão nas ações do Corpo de Bombeiros. Os aparelhos entregues serão conjuntos acopláveis a veículos para combate a incêndio (kit pick-up para combate a incêndio florestal). Esse tipo de instrumento é composto por motor a combustão, moto-bomba, tanque rígido (fibra de vidro) para armazenamento de 400 litros de água, mangueira resistente ao fogo e esguicho do tipo pistola.
Além dos conjuntos, também serão fornecidas câmeras termográficas, artefatos com recursos para encontrar pontos de calor e detectar sinais de deficiências em edifícios que foram comprometidos por algum tipo de danificação.
O kit é indispensável para missões que requerem uma chegada rápida das equipes a locais de incêndio e/ou que possam ser de difícil acesso, além de garantir mais agilidade no transporte de água e assegurar mais chances de eficiência e melhoria de tempo-resposta para o controle de incêndios florestais de médio e grande porte pelas guarnições de serviço.
Os novos equipamentos chegam em um momento crítico de ocorrência de incêndios no Piauí. Segundo os dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o Estado ocupa o primeiro lugar do ranking nacional na quantidade de focos queimadas registradas em alguns dias do mês de setembro.
Ainda de acordo com Inpe, o Piauí como um todo encontra-se na chamada zona de risco de fogo, ou seja, com situações climáticas propícias para a ocorrência de queimadas de médias e grandes proporções.