Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

INMET: 163 municípios piauienses estão em alerta para chuvas intensas

Aviso meteorológico deixou de valer para Teresina e agora se concentra nas faixas de Cerrado e Sertão Piauiense.

05/11/2020 11:34

Pelo menos 163 municípios piauienses encontram-se em alerta para chuvas intensas nas próximas 24 horas. O aviso meteorológico emitido pelo INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) aponta chuva entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros por dia, ventos intensos e risco de queda de árvores, corte de energia, descargas elétricas e alagamentos.

Leia também: Chuvas no Piauí aumentam níveis de riachos e açudes

O alerta abrange praticamente todo o Sul do Piauí na faixa do Cerrado e faixa de Sertão e uma parte do Centro-Norte. “Ela exclui o Médio Parnaíba e a Grande Teresina. O alerta é estado de atenção e apenas sinaliza a possibilidade matemática de ocorrência de chuva intensa que abrange muitos municípios no sudoeste e sudeste piauienses”, explicou o meteorologista Werton Costa.


Foto: Reprodução/INMET

O INMET alerta que em caso de rajas de cento, as pessoas não devem se abrigar embaixo de arvores nem de torres de transmissão e placas de propaganda. É recomendável também não usar aparelhos eletrônicos ligados na tomada e acionar a Defesa Civil pelo 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193 em caso de emergência.

O alerta tem vigência para as próximas 24 horas e deve se encerrar já nesta sexta-feira (06). Vale lembrar que Teresina sai hoje da faixa de aviso meteorológico. Pelos últimos três dias, a capital do Piauí viveu tempo atípico de temperaturas amenas e chuvas intensas em meio ao B-R-O-Bró. As máximas já devem aumentar nas próximas horas enquanto no Sul do Estado, elas devem começar a reduzir.

Por: Maria Clara Estrêla
Mais sobre: