Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Inmet emite alertas de chuvas intensas para o Norte e Centro-Norte do Piauí

Cerca de 60 municípios devem ser atingidos com chuvas que podem chegar a 100mm/dia

20/03/2022 12:15

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois alertas de chuvas para as regiões Norte e Centro-Norte do Piauí. Os avisos preveem chuvas intensas, com grau de Perigo e Perigo Potencial, iniciam neste domingo  (20) e encerram na segunda (21) em mais de 60 municípios.

(Foto: Reprodução/Inmet)

As chuvas intensas (Alerta Laranja - Perigo) irão se concentrar nas regiões do Norte e Centro-Norte piauiense e deverão ter entre 30 e 60mm/h ou 50 a 100mm/dia. Já os ventos intensos podem chegar entre 60 a 100 km/h. O órgão alerta para o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

(Foto: Isabela Lopes/ODIA)

Já o alerta de chuvas intensas (Alerta Amarelo - Perigo Potencial) prevê chuva com volume entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia e ventos intensos que podem variar de 40 a 60 km/h. Assim, há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. A região do Centro-Norte piauiense será a mais afetada.

Com as chuvas que têm caído no Piauí, nove barragens operam com volume máximo das águas, de acordo com o Instituto de Desenvolvimento do Piauí (IDEPI). Com isso, muitos desses reservatórios já estão “sangrando”, ou seja, vazando o excesso de água por cima de suas barreiras, como ocorre na Barragem dos Corredores, em Campo Maior, e em Mesa de Pedra, no município de Valença.

Mais sobre: