Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Justiça do Piauí recebe mais de 70 denúncias de violência contra mulher por dia

De acordo com dados do Tribunal de Justiça do Piauí, são três processos por hora

28/07/2022 14:48

O Poder Judiciário piauiense recebe, por dia, mais de 70 processos de violência contra mulher. Os dados são do Painel Mulheres, desenvolvido pelo Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI), compreendendo os anos de 2020, 2021 e 2022. De acordo com as informações, são registrados quase três processos por hora. O maior número de concessões foi realizado pela 5º Vara Criminal de Teresina, compreendendo 35,18% do total de processos.

Justiça do Piauí recebe mais de 70 denúncias de violência contra mulher por dia (Foto: Agência Brasil)

Para o desembargador José Ribamar Oliveira, presidente do Tribunal de Justiça do Piauí, o Painel Mulheres é um importante instrumento de transparência do Poder Judiciário. “O painel Mulheres permite o monitoramento dos processos judiciais sobre violência contra a mulher e feminicídio. Contém informações públicas sobre a tramitação dos processos e pode ser consultado facilmente pelo cidadão. Os números mostram a quantidade de processos, as decisões exaradas, concessões de medidas protetivas, dados dos processos por unidade e outras informações”, destaca. 

Segundo dados do Painel, em 2022, a 5º Vara Criminal de Teresina é considerada a unidade com mais decisões de processos, compreendendo 67,61% do total. Além disso, Teresina também teve o maior número de revogações, com 841 processos revogados em 2022. 

O desenvolvedor do Painel Mulheres, Gustavo Gersten, afirma que a ferramenta possui uso intuitivo e, além de permitir o acompanhamento pela sociedade, facilita também o trabalho dos servidores do Judiciário, por conter os códigos processuais, o fluxograma de trabalho e o tutorial de classes processuais do Conselho Nacional de Justiça.

“Pelo painel é possível ver, por exemplo, que temos hoje 12.867 ações distribuídas, sendo que em 12.519 existem decisões prolatadas. Isso significa que o Judiciário está atento à temática e julgando. Pelos dados do painel, temos hoje 10.710 concessões de medidas protetivas. Os números são altos e alarmantes, ainda mais se pensarmos que muitos casos de violência doméstica e familiar são silenciados e não chegam ao Judiciário”, ressaltou.

Painel Mulheres permite monitoramento de processos (Foto: Ascom)

Campanha Sinal Vermelho 

A fim de combater a violência contra a mulher, o Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) lançou na manhã desta quinta (28), a macrocampanha Sinal Vermelho contra a Violência Doméstica. As ações serão realizadas durante todo o mês de agosto, por ser conhecido como o mês de prevenção à violência contra mulher. 

De acordo com o desembargador José Ribamar Oliveira, presidente do TJ-PI, a campanha foi criada em 2020 em âmbito nacional. Já em 2021, a campanha se transformou em uma lei federal. 

“O mês de agosto é conhecido como Agosto Lilás e é um mês em que as instituições tradicionalmente discutem a prevenção e o combate à violência contra a mulher. Esse ano, o Poder Judiciário do Piauí retoma o tema Sinal Vermelho, ampliando-o com ações de cunho jurídico e social, a fim de promover maior conscientização de toda a sociedade”, explica.

Fonte: Com informações do Tribunal de Justiça do Piauí
Mais sobre: