O presidente Luiz Inácio Lula da Silva acenou aos prefeitos nesta quinta-feira (31) durante o evento de lançamento do PAC no Piauí em meio à queda de repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Lula reservou espaço no discurso para defender uma reparação da diminuição das receitas. No Piauí, 40% dos prefeitos estão com as contas no vermelho.
Lula lembrou que no início do governo convocou os governadores para que eles indicassem as obras prioritárias em cada estado para apontar que deve priorizar nesse momento do governo os prefeitos. O presidente enalteceu a função dos gestores municipais e os desafios que eles enfrentam nas cidades.
“Nós achamos que os prefeitos não podem ser esquecidos, porque quem cuida do povo brasileiro nas cidades são prefeitos. É na cidade que está o problema da Saúde, é na cidade está o problema da Educação, é na cidade que está a rua que não tem asfalto, que não esgoto, é na cidade que falta ônibus. Então, nós temos que tratar o prefeito com muito respeito”, acrescentou.
LEIA TAMBÉM: “Rafael é mais esperto do que Wellington”, diz Lula no Piauí
“Fica, índio”, militantes pedem a permanência de Wellington no Ministério e Lula desconversa
Com queda de repasses, prefeitos do Piauí reduzem os próprios salários, diz APPM
O presidente chamou atenção para os senadores Marcelo Castro (MDB) e Jussara Lima (PSD) para os projetos de desoneração da folha. Ele citou que todas as vezes que o Governo Federal perde receita, os municípios também sofrem com a queda de repasses.