Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Mês de fevereiro terá chuvas acima da média no Piauí, prevê meteorologia

Previsão de meteorologistas é de que poderão ocorrer chuvas com temporais, sobretudo no Norte do Estado.

29/01/2023 09:40

Fevereiro está chegando e a previsão do tempo já antecipa os níveis de precipitação previstos para o mês. De acordo com Sônia Feitosa, meteorologista da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar), todo o próximo trimestre poderá ter chuvas fortes.

“A previsão climática para o trimestre Fevereiro-Março-Abril é de chuvas acima da média. E mesmo olhando de forma isolada, fevereiro especialmente estará com chuvas acima da média, principalmente no Norte do Estado”, antecipou Sônia Feitosa. Ela complementa, inclusive que as chuvas podem, em alguns casos, serem classificadas como “temporais”.

(Foto: Jailson Soares/ODIA)

Ela explica que as “chuvas mais volumosas no norte do Estado, se devem a Zona de Convergência Intertropical”. Já no Sul do Piauí, por conta de outra Zona de Convergência, a do Atlântico Sul, a especialista afirma que a “tendência é de diminuição das precipitações na metade de Fevereiro”.

Comitê de crise foi criado

Governo do Estado criou na última sexta (27) um comitê de crise para adoção de medidas emergenciais em razão das fortes chuvas que atingem o estado e a ocorrência de enchentes em alguns municípios. O objetivo é efetivar ações de prevenção, antecipação aos riscos e resolução da crise instituída devido aos alagamentos e inundações.

O comitê deverá criar um canal de informações por meio de um aplicativo de mensagens, facilitando o compartilhamento de informações relevantes sobre alagamentos e inundações por parte dos cidadãos. O grupo se reunirá sempre que chuvas e enchentes causem transtornos à população e ao exercício de atividades socioeconômicas em uma ou mais regiões do Estado. Ele manterá suas atividades pelo tempo que durar a crise.

Mais sobre: