Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Moradores reclamam de ruas sem pavimentação e postes mal localizados

População diz que já foram feitas reclamações para a SDU - Sul e para a Eletrobras; mas, até o momento, nada foi resolvido.

05/09/2016 07:24

Duas ruas localizadas no centro comercial do bairro Parque Piauí, na zona Sul de Teresina, são motivo de constantes reclamações dos moradores da região. As vias, localizadas próximo à Unidade Escolar Cícero Portela e denominadas de Grupo A e Grupo C, não têm pavimentação e possuem postes de energia elétrica instalados no meio da rua, impedindo a passagem de veículos. Os moradores afirmam que já foram feitas várias reclamações para a Superintendência de Desenvolvimento Urbano da zona Sul (SDU/Sul) e para a Eletrobras; mas, até o momento, nada foi resolvido.

Foto: Assis Fernandes/ODIA

A professora Patrícia de Aquino Melo mora no local há 12 anos e afirma que a falta de calçamento faz com que a rua (Grupo A) seja tomada pelo mato no período de chuvas, virando um depósito de lixo para os moradores da região. “Nós já fizemos várias reclamações; inclusive, chamamos a televisão para filmar, mas está do mesmo jeito. Vêm moradores de outros locais para depositar lixo aqui na rua. Nós temos muitas crianças morando aqui e elas não podem brincar por causa do lixo. Quando o pessoal da Prefeitura vem capinar, capinam as duas ruas aqui do lado, mas não capinam aqui, nós temos que tirar do nosso próprio bolso para pagar alguém para tirar o mato”, explica a moradora.

No local, há uma árvore de cerca de 13 metros que ameaça cair sobre as residências. Para a professora, a falta de soluções para os problemas da região é uma prova do descaso do poder público com os moradores. “Essas duas aqui do lado foram asfaltadas, mas essa que a gente mora nem calçamento tem. Ninguém olha para cá, nem no tempo das eleições. A gente foi na SDU para tirar essa árvore que tem aqui na rua, porque ela pode cair a qualquer momento, ela está oca, sem folhas e tomada por cupins; e eles disseram que a gente que tem que pagar para tirar, ou chamar o Corpo de Bombeiros, a gente vai no Corpo de Bombeiro e eles dizem que é com a SDU”, diz Patrícia de Aquino Melo.

José Severino dos Santos possui uma marcenaria no local há seis anos, e diz que não é possível transitar pela rua (Grupo A) com seu carro, devido ao poste de energia elétrica instalado no meio da via. “A situação aqui é difícil, eu tenho meu carro, mas não posso passar com ele na rua, tenho que estacionar aqui na rua do lado, porque tem aquele poste no meio. E ainda tem essa areia que traz muita sujeira para dentro de casa, e no inverno o mato toma de conta da rua. Esses políticos só passam aqui no tempo de eleição, depois esquecem”, pontua o morador.

Fiscal será enviado ao local O superintendente da SDU/Sul, Cleto Barata, argumenta que será enviado um fiscal para verificar a situação do local, inclusive a situação da árvore. "Precisamos verificar se trata-se realmente de uma rua ou um terreno reservado para outros fins. O Parque Piauí está sendo completamente asfaltado e, neste momento, não lembro de nenhuma rua nesta região sem pavimentação, mas vamos verificar a situação de perto e tomar as providências necessárias", afirma.

A Eletrobras esclarece, por meio de nota, que até hoje (5) será enviada uma equipe para verificar as condições dos postes de energia elétrica instalados no local, caso seja verificada a veracidade do fato a empresa irá proceder com as devidas correções.


Por: Nathália Amaral - Jornal O DIA
Mais sobre: