Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

MPF denúncia piauiense por crimes alvos da Operação Zelotes

A operação apura irregularidades cometidas entre 2005 e 2014.

01/12/2015 07:27

O Ministério Público Federal do Distrito Federal denunciou à Justiça, o piauiense Hallysson Carvalho Silva por envolvimento na compra de medidas provisórias assinadas pela presidente Dilma Rousseff (PT), que beneficiaram montadoras de automóveis. Na denuncia formulada pelos procuradores federais, 16 pessoas são acusadas de cometerem crimes que já são investigados na operação Zelotes, da Polícia Federal.

A operação apura irregularidades cometidas entre 2005 e 2014 e que, de acordo com as estimativas iniciais, causaram prejuízos bilionários aos cofres públicos. Na ação penal, a força tarefa que investiga o caso aponta a prática de crimes como corrupção ativa e passiva, lavagem de dinheiro, organização criminosa e extorsão.

Segundo o MPF, grandes empresas que deviam impostos contratavam lobistas para atuarem no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais – CARF, na tentativa de transformar grandes dívidas em multadas menores. Halysson é acusado de ameaçar empresários caso os valores combinados não fossem pagos como propina.

Iniciada em 2013, a investigação da Polícia Federal se tornou pública em março deste ano, quando foi deflagrada a primeira fase de buscas e apreensões. A análise do material recolhido levou os investigadores a desmembrarem os casos a partir da constatação de mensagens que ligavam conselheiros do CARF com empresários beneficiados por medidas provisórias. Hallysson Carvalho encontra-se preso em Brasília.
Por: João Magalhães - Jornal O DIA
Mais sobre: