No Sul do Piauí, 193 mil piauienses contam com apenas 4 respiradores

Região da Chapada das Mangabeiras conta com dois hospitais regionais, mas equipamentos são insuficientes para atender a população de 24 municípios.

15/05/2020 13:43h - Atualizado em 15/05/2020 14:00h

Compartilhar no

Apesar da maior parte dos casos confirmados de infecção e mortes pelo novo coronavírus (Covid-19) estarem concentradas em Teresina, municípios do interior do Piauí também registram pacientes infectados. E neste caso, não contam com a estrutura hospitalar capaz de atender a demanda, ainda que pequena. 

É o caso do chamado território da Chapada das Mangabeiras, localizada no extremo Sul do estado. Com uma área de quase 54 mil quilômetros quadrados e engloba 24 cidades, acumulando uma população de aproximadamente 193 mil piauienses, segundo dados Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

Hospital de Bom Jesus, município com maior quantidade de infectados pela doença na região (Foto: Divulgação/Sesapi)

Até a última quarta-feira (13), a Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi) confirmava 35 casos e cinco óbitos pelo novo vírus nos municípios da região. Júlio Borges, por exemplo, registrava três contaminados e duas mortes pela doença, enquanto Bom Jesus liderava o ranking de casos na região, com 17 casos e nenhuma vítima fatal. 


Leia também:



Mesmo pequenos, os números contrastam com a rede de saúde pública disponível na Chapada das Mangabeiras. De acordo com o Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), referente a março de 2020, pouco mais de 13% dos 248 estabelecimentos médicos da região prestavam serviços de urgência.

Leitos de UTI no hospital regional de Bom Jesus (Foto: Divulgação/Sesapi)

Ainda que conte com 110 unidades de vigilância epidemiológica e cerca de 220 leitos de internação, não necessariamente equipados para o tratamento da Covid-19, o CNES revela que são apenas seis aparelhos respiradores mecânicos à disposição daquele território

O conglomerado de municípios que integram a Chapada das Mangabeiras conta somente com os hospitais regionais Manoel de Sousa Santos (HRSS), em Bom Jesus, e o João Pacheco Cavalcante (HRJPC), no município de Corrente, como referência no tratamento do novo coronavírus (Covid-19).

É permitida a reprodução deste conteúdo (matéria) desde que um link seja apontado para a fonte!

Compartilhar no
Por: Breno Cavalcante

Deixe seu comentário