Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Na indústria está o caminho para o desenvolvimento do Piauí, afirma presidente do CIEPI

Em entrevista ao programa O Dia News, Andrade Júnior elencou os principais gargalos para o setor no estado e expectativas de crescimento pós-pandemia

25/05/2021 16:21

Nesta terça-feira (25) é comemorado o Dia Nacional da Indústria, área responsável por cerca de 20% de todo o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil. No Piauí este percentual é de 12%, segundo o  Centro das Indústrias do Estado (CIEPI).

Em entrevista ao programa O Dia News, o presidente da entidade, Andrade Júnior, destacou a necessidade de melhores condições para o desenvolvimento das atividades industriais no estado como forma de fomentar a economia piauiense.

(Foto: Jailson Soares/ODIA)

“É na indústria que está a oportunidade de crescimento. Temos que criar para as pessoas trabalharem e também para empreender, abrir novas indústrias no estado. É na indústria que está o caminho para o desenvolvimento do Piauí”, afirmou o empresário.

Apesar disso, Andrade Júnior cita algumas questões, sobretudo relacionadas ao poder público estadual, que ainda afastam e dificultam a sobrevivência de negócios e até mesmo a instalação de novas empresas do setor industrial. 

“A grande reclamação ainda é diz respeito a carga tributária muito grande, da burocracia e diria que é também a falta de condições estruturais como luz, energia, água. É isso que o industrial precisa”, pontuou o presidente do CIEPI.

A crise sanitária causada pelo novo coronavírus (Covid-19) é outra preocupação para este setor, que no começo da pandemia viu suas atividades serem afetadas por conta das medidas de restrição impostas pelas autoridades para o controle da doença

.(Foto: Jailson Soares/ODIA)

Mesmo assim, Andrade Júnior menciona uma pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) que revela a confiança do setor para a retomada do crescimento econômico no país e, por consequência, também no Piauí.

“O ritmo acelerado de vacinação está mudando o humor da sociedade brasileira e piauiense, no sentido de voltar a consumir, voltar a realizar os seus desejos e sonhos. É nessa pegada que a indústria está acreditando nesse crescimento que está vindo por aí”, concluiu o industrial.

Mais sobre: