Dos dez leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTIs) alugados pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) em um hospital particular de Teresina, somente um ainda está disponível para internação, é o que revela informações disponíveis no boletim do último sábado (23).
Leitos de Unidade de Terapia Intensiva no Piauí (Foto: Divulgação / Sesapi)
Além disso, a reportagem ainda apurou que cerca de 60% dos dez leitos clínicos privados contratados para reforçar a estrutura pública piauiense de combate ao novo coronavírus (Covid-19) também estavam ocupados até a tarde deste domingo (24).
A suplementação, segundo o secretário Florentino Neto, se fez necessária por conta do crescimento dos casos da doença e do índice de ocupação dos hospitais públicos estaduais, cerca de 62%, cenário mais agrado ainda na capital, com mais de 73% das vagas preenchidas.
O secretário afirma que é preciso se antever ao esgotamento das vagas na rede pública do estado (Foto: Arquivo/ODIA)
Questionada se haverá nova contratação de leitos privados, a Sesapi comunicou através de nota que a possibilidade não está descartada, uma vez que o chamamento público continua aberto, no entanto, informou que até a última sexta-feira (22), nenhuma proposta havia sido encaminhada.
A expectativa é que o Hospital de Campanha do Verdão, em Teresina, aumente a oferta de vagas e desafogue a estrutura hospitalar local. “Estamos finalizando o processo seletivo das equipes. Próximo passo é integração e capacitação dos selecionados nas rotinas institucionais”, informou a secretaria.
Por: Breno Cavalcante