O Piauí teve 97% de adesão ao Programa Mais Médicos. Das 75 vagas em 54 cidades que haviam sido distribuídas ao Estado pelo Ministério da Saúde, 73 foram indicadas pelos gestores municipais como estando disponíveis para preenchimento, ou seja, o Piauí terá 73 vagas em aberto para profissionais da saúde interessados em atuar no interior. O número foi divulgado pelo próprio Ministério da Saúde nesta sexta-feira (28).
Em todo o Brasil, o chamamento ofertou 6.252 vagas, incluindo mil postos inéditos na região da Amazônia Legal. Destas, 6.169 foram indicadas pelos municípios para preenchimento. A taxa nacional de adesão ao Mais Médicos ficou em 99%. A partir de agora, os profissionais interessados em participar do Mais Médicos devem ficar atentos para a próxima fase em que será lançado um novo edital de inscrição para seleção no programa. A prioridade é dos profissionais formados no Brasil.
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Das 2.074 regiões com vagas previstas pelo Ministério da Saúde, 2.028 enviaram documentação para renovação do quadro total de profissionais atuando pelo programa. A região Sudeste foi a que mais indicou vagas para preenchimento: 1.834. Logo atrás aparece a região Norte, com 1.507 vagas; a região Nordeste, com 1.325 vagas; e as regiões Sul e Centro-Oeste, com 1.107 e 396 vagas, respectivamente.
No Nordeste, o Piauí é o sexto Estado com a maior quantidade de vagas indicadas para preenchimento no Mais Médicos. O Ceará foi o que mais indicou vagas em aberto para o Ministério da Saúde (324 vagas).
Dos municípios brasileiros contemplados, apenas 31 não renovaram a adesão e 15 escolheram pelo quantitativo parcial de vagas estabelecidas. Com isso, 83 vagas ficaram sem preenchimento em todo o Brasil. Vale lembrar que 47% das vagas abertas pelo Mais Médicos estavam destinadas às regiões de alta vulnerabilidade ou extrema pobreza. A destinação dos postos foi definida de acordo justamente com os critérios de vulnerabilidade social, maior dependência do SUS para acesso à saúde e a dificuldade de provimento dos profissionais.
Quem poderá participar do Mais Médicos?
Os editais dos Mais Médicos são destinados aos profissionais brasileiros e intercambistas brasileiros formados no exterior ou estrangeiros, que continuarão atuando com Registro do Ministério da Saúde (RMS). A preferência na seleção, no entanto, é dos médicos brasileiros formados no Brasil.
Diferentemente da primeira vez em que foi lançado, ainda no Governo Dilma, o novo modelo do Programa Mais Médicos dará aos profissionais oportunidades de especialização e mestrado, benefícios proporcionais ao valor mensal da bolsa para atuarem nas periferias e regiões mais remotas, e direito a compensação do valor pago pelo INSS para alcançar o valor da bolsa durante os seis meses de licença maternidade, no caso das médicas que se tornarem mães. Os médicos que se tornarem pais também terão direito a licença com manutenção de 20 dias.
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
O Ministério da Saúde e o Ministério da Educação firmaram parceria para incentivar os médicos formados pelo Financiamento ao Estudante de Ensino Superior que terão ajuda para quitar o FIES.
A previsão do Ministério da Saúde é de que até o fim do primeiro semestre, um segundo edital do Mais Médicos seja publicado com 10 mil vagas oferecidas em formato que prevê a contrapartida dos gestores municipais. Segundo o Governo Federal, essa forma de contratação garante às prefeituras menor custo, maior agilidade na reposição do profissional e permanência nessas localidades.
Veja abaixo os municípios piauienses para os quais o Ministério da Saúde ofertou vagas no Piauí.
- Água Branca
- Altos
- Alvorada do Gurgueia
- Arraial
- Avelino Lopes
- Barras
- Batalha
- Buriti dos Lopes
- Cabeceiras do Piauí
- Campo Largo do Piauí
- Campo Maior
- Cocal
- Colônia do Gurgueia
- Demerval Lobão
- Dom Inocêncio
- Esperantina
- Gilbués
- Ilha Grande
- Ipiranga do Piauí
- Jardim do Mulato
- Jatobá do Piauí
- José de Freitas
- Júlio Borges
- Lagoa do Barro do Piauí
- Lagoa de São Francisco
- Luís Correia
- Luzilândia
- Marcos Parente
- Miguel Alves
- Monsehor Hipólito
- Nazaré do Piauí
- Nossa Senhora dos Remédios
- Pajeú do Piauí
- Palmeirais
- Parnaguá
- Parnaíba
- Pavussu
- Nova Santa Rita
- Picos
- Piripiri
- Regeneração
- Ribeiro Gonçalves
- Rio Grande do Piauí
- Santa Luz
- São Francisco do Piauí
- São Gonçalo do Piauí
- São João do Arraial
- São João do Piauí
- São José do Peixe
- Simões
- Socorro do Piauí
- União
- Uruçuí
- Vera Mendes