Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Piauí prorroga prova de vida para aposentados e pensionistas

A ausência de quase 10 mil beneficiários levou o governo a adiar o procedimento

03/10/2021 13:50

A prova de vida de aposentados e pensionistas do Governo do Piauí foi prorrogada até o dia 31 de outubro, anunciou a Secretaria Estadual de Administração e Previdência (SEADPREV). O prazo inicial iria até o dia 30 de setembro, contudo, a ausência de quase 10 mil beneficiários levou o governo a adiar o procedimento.


Leia tambémAté quando vai a prova de vida 2021? Veja as datas 


O presidente da Fundação Piauí Previdência, Ricardo Pontes, explicou que 406 pensionistas e aposentados não realizam a prova de vida e será necessário a realização de uma repescagem durante todo o mês de outubro para que as pessoas possam concluir o procedimento. 

“Durante o mês de outubro, a prova de vida permanecerá sendo realizada por meio digital, através do aplicativo Meu RPPS, no qual o segurado deve fazer um cadastro inicial e seguir os passos para envio de foto do documento de identidade e de uma selfie”, disse.

Foto: Divulgação / Ccom

Ricardo Pontes comentou ainda que esse será o último prazo, uma vez que sistema de cadastro não apresentou falha nesse período. “O Decreto que instituiu a prova de vida previu o prazo regular de julho a setembro/2021, sendo o mês de outubro destinado a uma busca mais ativa dos remanescentes. Como não houve interrupção no funcionamento da tecnologia (aplicativo) no prazo regular, não há justificativa para que haja prorrogação”, afirmou. 

Para manter a regularidade do benefício, a Fundação Piauí Previdência alerta que 6 mil aposentados e 3.406 pensionistas devem fazer a prova de vida. Após o prazo de 31 de outubro, os contracheques dos faltosos no procedimento serão bloqueados.

Como fazer 

Após instalar o aplicativo “Meu RPPS” e selecionar o Estado do Piauí, o segurado deverá cadastrar-se e criar uma senha de acesso, informando alguns dados preliminares a fim de garantir a segurança.

A partir disso, o beneficiário deverá acessar o menu referente à prova de vida, na tela inicial, e seguir os passos solicitados: enviar fotografia de um documento de identidade oficial (frente e verso), registrar uma captura de movimento através da câmera do celular e, por fim, tirar um autorretrato (selfie) e enviar. A comprovação digital será realizada por meio da validação da biometria facial, devendo o beneficiário acompanhar o resultado por meio do próprio aplicativo.

Fonte: Com informações do Governo do Estado
Mais sobre: