O Piauí atingiu nesta quarta-feira (27) uma nova marca preocupante na pandemia de coronavírus. Chegou a 4.243 o número de contaminados no Estado em pouco mais de 60 dias. Só no dia de ontem, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) confirmou o diagnóstico de mais 277 casos. É como se nas últimas 24 horas, 11 pessoas recebesse a confirmação da doença. Com este número, o Piauí bateu um novo recorde nas notificações de coronavírus no período de um dia.
Leia também: A cada oito dias, Piauí duplica os casos de covid-19, diz Fiocruz
Os dados constantes no boletim atualizado da Sesapi revelam ainda que dos 277 casos identificados nesta quarta-feira, 143 são homens e 134 são mulheres com idades entre 2 anos e 89 anos. O que chama a atenção, no entanto, é a quantidade de confirmações da covid-19 na faixa etária dos maiores de 60 anos: até agora, o Piauí registrou 758 casos em pessoas idosas. Preocupa o fato de que o percentual de mortalidade para este público é de 71,74%.
Foto: Agência Brasil
Atualmente, o Piauí possui 147 municípios com moradores contaminados pelo novo coronavírus. As cidades de Campo Alegre do Fidalgo e Santana do Piauí registraram casos positivos pela primeira vez no dia de ontem. O município de Milton Brandão, que aparecia na lista de cidades com casos positivos, saiu do sistema porque, segundo a Sesapi, o caso que havia sido atribuído à cidade era de um morador de São Paulo, muito embora ele fosse natural de Milton Brandão.
Óbitos
Conforme os dados do boletim, o Piauí contabilizou ontem (28) mais quatro óbitos decorrentes da covid-19. No momento, o Estado possui 138 vítimas fatais da doença. As últimas mortes registradas ocorreram em Água Branca (uma mulher de 90 anos) e em Teresina (dois homens, um de 69 anos e outro de 71, além de uma mulher de 54 anos). Todos os pacientes tinham comorbidades associadas como problemas pulmonar, cardiovascular ou hipertensão.
Leia também: PI - cartórios registram 247 mortes por doenças respiratórias em 44 dias
As cardiopatias inclusive aparecem como sendo o principal fator de risco para os pacientes com covid-19, segundo o sistema de monitoramento epidemiológico da Sesapi. Em 45,71% dos casos de óbitos, o doente tinha histórico de algum problema cardíaco, incluindo hipertensão. Em segundo lugar como fator de risco mais preponderante aparece o diabetes (30,29% dos casos de óbitos) e em terceiro lugar as pneumopatias (com 4%).
Foto: Agência Brasil
Situação da rede de saúde
No presente momento, o Piauí possui 458 pessoas internadas na rede de combate ao coronavírus, sendo que 325 delas estão em leitos clínicos, 159 estão em leitos de UTI, e uma encontra-se em leito de estabilização. O Estado já descartou 5.481 casos suspeitos de covid-19 mediante a realização de exames laboratoriais e 31.869 testes rápidos resultaram negativo para a doença. Até o momento, 422 pacientes curados do coronavírus já receberam alta.
Taxas de ocupação
O boletim epidemiológico aponta que o Piauí está com uma taxa de ocupação de 38% dos leitos clínicos para a covid-19. A preocupação maior está nos leitos de UTI, dos quais 64,6% já se encontram sendo utilizados por pacientes graves. Quanto aos leitos de estabilização, a taxa de ocupação deles é de 2,2%. No total, o Estado está com 55% dos leitos com respiradores disponíveis sendo utilizados.
Por: Maria Clara Estrêla