Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Piauí recebe mais 70,1 mil doses de vacinas contra a Covid-19

Segundo a Sesapi, está prevista ainda a chegada de 69.750 doses de FioCruz /AstraZenca, na madrugada desta quarta-feira (28), e mais 32.760 vacinas da Pfizer, às 15h30 também da quarta-feira

27/07/2021 16:59

O Piauí recebeu, nesta terça-feira (27), um novo lote de vacinas contra a Covid-19 por meio do Programa Nacional de Imunização (PNI). O carregamento é formado por 70.100 imunizantes, sendo 56.400 vacinas CoronaVac, fabricadas pelo Instituto Butantan, e outras 14.700 doses de AstraZeneca, fabricadas pela Fiocruz.

Segundo a Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi), está prevista ainda a chegada de 69.750 doses de FioCruz /AstraZenca, na madrugada desta quarta-feira (28), e mais 32.760 vacinas da Pfizer, às 15h30 também da quarta-feira. A Sesapi informou que este é o maior quantitativo já recebido pelo estado. Ao todo são 173.910 vacinas para aplicação de 1ª e 2ª doses pelos municípios piauienses.


Foto: Divulgação/Sesapi

“Como os lotes irão chegar em voos separados, nossas equipes estão preparadas para que quando todas as vacinas estiverem em solo piauiense, sejam encaminhadas com maior celeridade aos municípios, proporcionando que os mesmos iniciem sua vacinação”, disse o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto.

Os imunizantes serão distribuídos aos municípios, pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), de acordo com a resolução da Comissão Intergestora Bipartite (CIB).  50% dos imunizantes serão para a população em geral de 18 a 59 anos, não contempladas nos demais grupos, 30% para grupos estabelecidos Plano Nacional de Imunização e também para 20% dos serviços essenciais escolhidos pelos conselhos municipais de saúde.

Mais de 500 mil imunizados

Nesta semana, o Piauí bateu a marca de mais de 500 mil pessoas imunizadas contra a Covid-19, seja porque tomaram as duas doses das vacinas que necessitam de duas aplicações para completar o ciclo vacinal ou porque receberam o imunizante da Janssen, que só requer uma dose para ficar protegido.

“Esse número só foi possível devido a um trabalho conjunto de estado e municípios para acelerar a vacinação dos piauienses. Com a colaboração de todos vamos conseguir vacinar nosso povo e sair dessa pandemia”, finaliza Florentino Neto.

Mais sobre: