Neste final de semana, o Piauí esteve sob um decreto de lockdown parcial de suas atividades econômicas. A medida foi assinada pelo governador Wellington Dias (PT) na semana passada e proibiu, dentre outros pontos, a venda de bebida alcoólica e o fechamento de mercados, supermercados e padarias no domingo (17).
Leia também
Lockdown no Piauí - Mercados públicos estarão fechados neste domingo
A medida gerou índices positivos para o distanciamento social no Estado. Segundo os dados do próprio governo, compilados junto à start-up InLoco, o Piauí atingiu um índice de isolamento de 55,4% neste domingo (17). Foi a primeira vez em um mês que mais da metade do estado ficou em casa e cumpriu com o que preconizam as organizações de saúde Brasil e mundo a fora.
Conforme apontam os dados, a última vez que o Piauí tinha conseguido ficar com um índice de isolamento acima dos 50% foi no dia 21 de abril, feriado de Tiradentes, quando a taxa chegou 51,8%. De lá para cá, o descumprimento aos decretos de distanciamento social só aumentou no Piauí, o que levou a uma curva decrescente. Para se ter uma ideia, durante os últimos 28 dias, a taxa de distanciamento oscilou entre 40% e 48%. No último dia 02 de maio, o estado teve seu pior desempenho, com apenas 40,2% da população em quarentena.
Os 55,4% de isolamento contabilizados neste domingo atestaram que a adoção do lockdown parcial se mostrou eficiente para que o piauiense cumpra a quarentena e evite a propagação do coronavírus. Com o decreto, foram permitidos apenas o funcionamento de farmácias, serviços de saúde, imprensa, serviços de segurança e vigilância, serviços de delivery exclusivamente para alimentação, autoatendimento bancário, borracharias, postos de combustíveis e pontos de alimentação às margens das rodovias.
Imagem: Reprodução/Governo do Estado do Piauí
UTI’s passam dos 50% de ocupação; governador falou em discutir lockdown
Com a curva crescente dos casos confirmados de coronavírus no Piauí, o Estado já conta com 51% de seus leitos de UTI ocupados. Conforme o último boletim atualizado da Sesapi (Secretaria Estadual da Saúde), já são 359 pacientes internados e 121 deles nas unidades de terapia intensiva.
Em uma live na semana passada com especialistas e membros do Comitê Gestor de Crise, o governador Wellington Dias já havia anunciado que discutiria a adoção do lockdown para o Piauí caso a ocupação dos leitos de UTI ultrapassasse os 50%. Isso aconteceu no final de semana.
“Eu sigo a ciência e não vou esperar o pior acontecer para adotar medidas. Estamos discutindo o lockdown caso não haja uma desaceleração dessa curva e principalmente se o número de leitos ocupados seguir subindo como temos visto”, afirmou o governador.
Por: Maria Clara Estrêla